Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Linguas artificiais
Há uma língua que tem menos de 150 palavras
Um idioma construído

«O que parecia (demasiado) difícil de acontecer, aconteceu. Apresentamos-lhe o Toki Pona — a única língua com menos de 150 palavras.»

 Apontamento da jornalista Teresa Oliveira Campos, transcrito, com a devida vénia, do jornal digital ZAP.aeiou, de2 de fevereiro de 2024.

Os inventores das línguas ficcionais
Os casos dos filmes Guerra dos Tronos, Duna, The Wiitcher, Halo e Marvel

Em inglês, uma conlang é uma «constructed language», ou seja, uma língua inventada para fins ficcionais e a sua criação tornou-se uma profissão das indústrias criativas academicamente aceite especialmente nos últimos 15, 20 anos. Os norte-americanos David J. PetersonJessie Sams são dois linguistas especializados nesta «disciplina mal-amada».

Texto da autoria da jornalista Joana Amaral Cardoso, in Público de 18 de dezembro de 2022, com o título original "Os inventores de línguas de A Guerra dos Tronos Duna". Escrito segundo a norma ortográfica de 1945.

Línguas planeadas...
... e já não "artificiais"

O que é uma língua artificial ou construída (constructed language ou conlang na literatura da especialidade, em língua inglesa)? E uma língua construída ou língua planeada? E, entre estas, que grupos elas se subdividem?

O esclarecimento neste apontamento do latinista e esperantólogo Gonçalo Neves.