Cristina Roldão - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Cristina Roldão
Cristina Roldão
1K
Socióloga portuguesa, na especialidade de temas da educação e sobre a exclusão. Professora convidada na Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE/IPS) e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do ISCTE - IUL.
 
Textos publicados pela autora
Porto Editora, descolonize-se
O eurocentrismo nos manuais escolares de História em Portugal

«Seria cómico se não fosse trágico, pois no pano de fundo temos a chegada das naus e navegadores portugueses às terras que viriam a ser o Brasil. Festa? Mas quem é que tem a ideia peregrina de chamar àquilo uma “festa”?»

 Artigo da professora e investigadora portuguesa Cristina Roldão, criticando o conteúdo e ilustração  do manual escolar de História e Geografia HGP em Ação, 5.º ano, da Porto Editora. In jornal Público de 2 de março de 2023.

Ainda sobre o debate<br> em torno da linguagem inclusiva
A importância da palavra nas lutas étnico-raciais e LGBTQIA+

«Na crítica à linguagem inclusiva — escreve neste artigo * a socióloga portuguesa Cristina Roldão — reiteradamente se acusa o movimento antirracista e LGBTQIA+ de um suposto esquecimento das desigualdades socioeconómicas, mas depois nada se avança sobre elas. Ora, uma real preocupação com as desigualdades socioeconómicas que tocam as vidas das pessoas racializadas e LGBTQIA+ deveria tornar evidente o porquê da importância da luta pelas palavras.»

*in jornal Público do dia 21 de julho de 2022

 

Com graça
Ter ou não ter humor antirracista
 «Não falta material para parodiar em torno do racismo à portuguesa e, acima de tudo, da sua negação, mas em Portugal, se calhar, não se sabe fazê-lo “com graça”», escreve * a socióloga Cristina Roldão, comparando, pela positiva, o programa humorístico brasileiro Porta dos Fundos.

* in jornal Público, do dia 9 de junho de 2022.