Fernando Tchakupomba - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Fernando Tchakupomba
Fernando Tchakupomba
1K

Licenciado em Ensino do Português e Língua Nacionais, curso do Instituto Politécnico Jean Piaget de Benguela. A(s) língua(s), as literaturas de língua portuguesa e a cultura bantu (ovimbundu) são as áreas de investigação a que se dedica e tem publicado no jornal O País (Angola).

 
Textos publicados pelo autor
Colonização, outramento e reconstrução
Um novo pacto linguístico para Angola

«O Estado [...] tem o dever de adoptar políticas concretas para valorizar e institucionalizar as línguas nacionais no sistema educativo, nos meios de comunicação e nas políticas públicas» – defende o professor e investigador angolano Fernando Tchakupomba, em artigo de opinião em que este autor propõe um novo pacto sociolinguístico em Angola que permita descolonizar e revitalizar as línguas nacionais deste país. 

Texto publicado no jornal O País e partilhado com a devida vénia, escrito segundo a norma ortográfica  de 1945, que continua em vigor em Angola.

 

 

 

Um olhar sobre a trajetória histórica do português
Em alusão ao 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

«O português entrou em contacto com as línguas bantu com as quais mantém, na hodiernidade, relação de adstrato, embora o português possua uma posição de certo privilégio nesta relação» – escreve o investigador angolano Fernando Tchakupomba, autor deste apontamento dedicado à história da língua portuguesa numa perspetiva africana, e publicado no jornal O País (Angola) em 5 de maio de 2023, para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Mantém-se a ortografia de 1945, que continua a ser aplicada em Angola.