«No norte» ou «no Norte»?
Qual das frases está correta?
«O Minho localiza-se no norte de Portugal.»
«O Minho localiza-se no Norte de Portugal.»
Os Lusíadas: maiúsculas ou minúsculas (novo AO)?
Com o presente Acordo Ortográfico, a palavra Lusíadas, poema épico, pode ser grafada com maiúscula e minúscula? Se for um nome próprio, tem de ser grafada obrigatoriamente com maiúscula. Podemos considerar a palavra lusíadas um nome próprio?
Sobre a palavra impedimento
A palavra impedimento possui prefixo?
Palavras compostas e derivadas
Gostaria de saber as palavras compostas e derivadas das originais: porta, livro, fio e caracol.
A grafia do termo da medicina neuropsicomotor
Gostaria de saber como se escreve neuro psicomotor: se é junto, se tem hífen, ou se é separado.
Papironga, sesgo, solfejar e zigomautauricular
Gostava de saber o significado das seguintes palavras: papironga; sesgo; solfejar e zigomautauricular.
O monossílabo céu: classificação da acentuação
A palavra céu, classificando-a quanto à acentuação, é uma palavra aguda, ou grave?
Obrigada.
Micro-ondas, microrganismo e micro-organismo
A minha dúvida é com as palavras microondas e microrganismo, segundo o novo Acordo Ortográfico. Encontrei alguns artigos sobre estas palavras, mas nenhum respondeu à minha dúvida.
Penso que a grafia correta é mesmo como escrevi: microondas e microrganismo. Gostava de saber se está correcto e, se estiver, qual a regra para dobrar o o e não dobrar. Microrganismo é a excepção?
A origem dos topónimos Alqueidão e Espinheiro (S. Salvador de Ílhavo)
A freguesia de S. Salvador de Ílhavo tem, entre outros, dois lugares chamados de Alqueidão e Espinheiro. Qual a possível origem desses nomes?
«Advogado estagiário»
A minha questão está relacionada com a utilização do hífen na expressão "advogado-estagiário".
Em textos jurídicos é raro aparecer o hífen a separar as duas palavras, mas a verdade é que também é comum a sua utilização em muitas outras ocasiões. Qual a forma "correcta"?
