DÚVIDAS

Ainda os verbos com regências diferentes: «entrar e sair de casa»
Por favor, observemos o excerto a seguir: Em uma das caminhadas em direção ao colégio, Bebecinha percebeu uma movimentação diferente na quitanda e residência da doceira: a vizinhança entrando e saindo daquela casa  — a mesma casa que tanto o instigava a ir à escola apenas para passar em frente e ver [...].» Segundo a norma culta, está adequada a expressão «entrando e saindo daquela casa»? O verbo entrar exige a preposição em, e o verbo sair exige a preposição da, ma, no exemplo, temos apenas a preposição da. Como devo reescrever esse trecho? Todo o excerto está conforme a norma culta? Muito obrigada!
A estrutura «o objetivo era o de...» (focalização)
Quando revejo livros, leio muitas vezes «O objetivo era o de» + verbo. Por exemplo: «O objetivo era o de ensinar Matemática aos alunos». Isto sempre me soou estranho, desde logo porque é palavroso. No entanto, nunca encontrei uma justificação válida para poder corrigir a formulação palavrosa pela mais simples «O objetivo era ensinar Matemática aos alunos». Perguntas: 1) a formulação palavrosa está incorreta? 2) Se sim, porquê? Obrigado.
Plural de expressões substantivadas e de compostos (Brasil)
Entendo que expressões como louva-a-deus, «bumba meu boi», «chove não molha» não flexionam no plural porque são frases substantivadas, que são invariáveis. Entretanto, tem-se que bem-te-vi, bem-me-quer, não-me-toque flexionam no plural: "bem-te-vis", "bem-me-queres", "não-me-toques". Estas últimas me parecem ser frases substantivadas exatamente como as primeiras, entretanto, flexionam. Qual é a explicação desse fenômeno? Grato desde já!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa