Empresarialidade e empreendedorismo são palavras recentes, que mantêm entre si afinidades etimológicas e semânticas. No entanto, há diferenças que advêm do uso de cada uma bem como da história e do processo da sua formação. Assim:
— Empresarialidade deriva de empresarial, adjectivo derivado de empresário, que finalmente tem como base empresa. O nome empresarialidade é, pois, um nome deadjectival [derivado de um adjectivo], de carácter abstracto, e, dada a presença do sufixo -dade, significa «qualidade ou conjunto de características que definem um empresário».
— Empreendedorismo deriva de empreendedor, tendo sido a sua formação provavelmente motivada pelos vocábulos ingleses entrepreneurship e entrepreneurialism, derivados de entrepreneur, «one who organizes, manages, and assumes the risks of a business or enterprise» (dicionário Merriam-Webster em linha; tradução livre: «aquele que organiza, dirige e assume os riscos de um negócio ou de uma empresa«). A palavra encontra-se em edições recentes de dicionários, como o Dicionário Houaiss de 2009,1 onde é caracterizada como termo usado na área de administração e marketing, nas seguintes acepções: «1 disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios; 2 iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, ger[almente] com alterações que envolvem inovação e riscos; Derivação: por metonímia. conjunto de conhecimentos relacionados a essa forma de agir.» Entre dicionários publicados em Portugal, refira-se que o Dicionário da Língua Portuguesa (em linha na Infopedia) liga empreendedorismo a um tipo de actividade de carácter empresarial: «processo dinâmico realizado pelo indivíduo que, por iniciativa ou vontade própria, procura identificar, analisar, planear e implementar produtos ou serviços comercializáveis de base tecnológica, considerados como oportunidades de negócio». No entanto, o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa apresenta uma definição mais genérica, menos comprometida com a noção de negócio: «1. Qualidade ou caráter do que é empreendedor. 2. Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.»
1 A palavra não está consignada nem na edição brasileira de 2001 do Dicionário Houaiss nem no dicionário da Academia das Ciências de Lisboa.