José Pedro Machado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
José Pedro Machado
José Pedro Machado
1K

José Pedro Machado (Faro, 1914 – Lisboa, 2005), professor, filólogo, historiador, bibliógrafo e arabista português, formado em Filologia Românica e em Pedagogia. Foi um dicionarista notável, ao publicar o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa e o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, entre outros. De 1938 a 1940, foi membro da comissão do Vocabulário, Dicionário e Gramática da Academia das Ciências de Lisboa, tendo publicados mais de cem títulos. Publicou o Cancioneiro de Évora (1951), a Bibliografia de David Lopes (1967) e os Dispersos de D. Carolina Michaelis de Vasconcelos (1969 – 1972).

 
Textos publicados pelo autor

Contrariando Rebelo Gonçalves e outros autores, José Pedro Machado justifica nete publicado a razão de o plural de social-democrata ter de ser social-democratas.

 

Imagem de destaque do artigo
Por José Pedro Machado

A reedição desta obra em 3 volumes é uma boa notícia para todos os estudiosos da língua portuguesa. Com este dicionário, agora na 3.ª edição, os interessados poderão saber a origem dos nomes próprios, sobrenomes, apelidos, alcunhas, cognomes, topónimos, etc., usados em português.

Imagem de destaque do artigo
Por José Pedro Machado

Nova edição (a quinta desde o seu lançamento, em 1952), em cinco volumes, deste dicionário único em Portugal, com o registo da mais antiga documentação escrita e conhecida sobre a origem das palavras mais utilizadas na língua portuguesa.