Contrariando Rebelo Gonçalves e outros autores, José Pedro Machado justifica nete publicado a razão de o plural de social-democrata ter de ser social-democratas.
José Pedro Machado (Faro, 1914 – Lisboa, 2005), professor, filólogo, historiador, bibliógrafo e arabista português, formado em Filologia Românica e em Pedagogia. Foi um dicionarista notável, ao publicar o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa e o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, entre outros. De 1938 a 1940, foi membro da comissão do Vocabulário, Dicionário e Gramática da Academia das Ciências de Lisboa, tendo publicados mais de cem títulos. Publicou o Cancioneiro de Évora (1951), a Bibliografia de David Lopes (1967) e os Dispersos de D. Carolina Michaelis de Vasconcelos (1969 – 1972).
Contrariando Rebelo Gonçalves e outros autores, José Pedro Machado justifica nete publicado a razão de o plural de social-democrata ter de ser social-democratas.
A reedição desta obra em 3 volumes é uma boa notícia para todos os estudiosos da língua portuguesa. Com este dicionário, agora na 3.ª edição, os interessados poderão saber a origem dos nomes próprios, sobrenomes, apelidos, alcunhas, cognomes, topónimos, etc., usados em português.
Nova edição (a quinta desde o seu lançamento, em 1952), em cinco volumes, deste dicionário único em Portugal, com o registo da mais antiga documentação escrita e conhecida sobre a origem das palavras mais utilizadas na língua portuguesa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações