Sobre o adjectivo perceptivo-auditiva (fonoaudiologia) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre o adjectivo perceptivo-auditiva (fonoaudiologia)

Gostaria de tirar uma dúvida minha, que na verdade tem sido uma dúvida atual de diversos profissionais na área da fonoaudiologia. Nós temos uma avaliação de fala, feita de forma perceptiva, apenas escutando o avaliado, que sempre foi chamada de «avaliação perceptivo-auditiva». Após essa nova mudança, um determinado grupo passou a usar o termo sem o hífen, como "perceptivoauditiva". Hoje já se ouve controvérsias, dizendo que o certo seria manter o hífen. Enfim, qual seria a forma correta de escrever esse termo?

Desde já agradeço a atenção!

Gabriela Lima Fonoaudióloga Bauru, Brasil 3K

Não é fácil apreender o que se pretende referir com o adjectivo em questão na fonoaudiologia, embora ele se encontre bem enraizado nessa área. Tudo depende de como se entende a relação entre os elementos desse composto:

a) se no composto se coordenam os adjectivos perceptivo e auditivo, referindo a conjugação de duas propriedades diferentes, perceptiva e auditiva, a forma terá hífen: perceptivo-auditivo (equivalente a «perceptivo e auditivo»).

b) também se pode admitir que perceptivo modifica auditivo, que seria núcleo do composto, permitindo uma forma sem hífen perceptivoauditivo, o que se interpreta como algo relativo a uma audição perceptiva.

Ora bem, a interpretação em b) resulta estranha, porque não é de esperar a especificação da audição como perceptiva — o que há a especificar é a percepção, que é de tipo auditivo. Por conseguinte, a forma proposta em b) não se afigura a mais adequada. Já a solução em a) se perfila como consentânea com a intenção de referir uma propriedade relacionada com a percepção auditiva, pelo que à luz desta interpretação recomendo perceptivo-auditivo, com hífen.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Construcional Campos Linguísticos: Composição; Hifenização