Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Manuela Meneses Engenheira/tradutora Lisboa, Portugal 6K

Tenho dúvida se existe em português e como se escreve a palavra portuguesa que corresponde a prodrug em inglês e que é muito utilizada nas ciências farmacêuticas. Será "pró-fármaco", "profarmaco", ou outra?

Agradeço a vossa explicação.

Francisco Silveira Funcionário público Teixeira de Freitas, Brasil 8K

Creio tratar-se de locuções adverbiais. Estou em dúvidas de classificá-las adequadamente:

1.ª) — intensidade («estou a ponto de explodir»); 2.ª) — temporal, modo, etc. («o bolo já está ao ponto: se encontra assado»); 3.ª) — de lugar («o aparelho geiser sinalizou no ponto exato onde estava material radiativo...»; «João foi encontrado no ponto marcado.»)

Cleyton Santana Estudante Brasília, Brasil 135K

Na frase:

«capaz de atender às necessidades do presente»

— o emprego da crase é opcional por causa da transitividade dupla do verbo, ou pelo fato de o substantivo estar no plural e podermos omitir o artigo as?

— se a expressão fosse «capaz de atender à necessidade do presente», a crase seria obrigatória?

Rivaldo Neri Professor Brasília, Brasil 11K

Tenho uma dúvida em relação a transitividade do verbo hesitar na oração: «Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim...» No caso, o verbo hesitar é transitivo direto, ou intransitivo?

Mário Santos Engenheiro mecânico Leiria, Portugal 4K

"Granzépe", "ganzépe", "granzépio" e "ganzépio". Como se escreve esta palavra?

Já a ouvi de várias formas e não consigo chegar a uma conclusão.

Anabela Santos Professora Castelo Branco, Portugal 9K

Qual o superlativo absoluto sintético de vivo, sendo o vocábulo utilizado enquanto adjectivo?

Luís Romero Revisor Barcelona, Espanha 2K

Agradeço que me confirmem qual será a forma mais correcta: "retrovírico" ou "retroviral".

Suleima Saab Professora Lynchburg, Estados Unidos da América 5K

Por favor:

«Esqueceu o relógio.»

«Esqueceu-se do relógio.»

Entendo o primeiro caso («o relógio») como sendo objeto direto, e o segundo exemplo («do relógio») como sendo objeto indireto. Fiquei na dúvida porque li um artigo no site de vocês onde eu entendi que ambos eram objeto direto.1

Obrigada.

1 N. E.: Não encontramos o artigo que corresponda à informação a que o consulente diz ter tido acesso.

Jane Campos Revisora Belo Horizonte, Brasil 4K

«Primeira olimpíada», ou «primeiras olimpíadas»?

Rui Pombal Médico Lisboa, Portugal 5K

Qual a forma portuguesa correcta do topónimo canadiano Labrador? Sempre o escrevi e pronunciei desta forma, mas fui surpreendido pela "Corrente do Lavrador" no manual de Geografia (7.º ano) do meu filho.

Obrigado.