Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Fernando Ferreira Matos Engenheiro Lisboa, Portugal 5K

Pode-se utilizar a expressão «baseado em» em vez de «tem base em»?

Por exemplo: «A TAP está baseada em Lisboa»?

José Manuel Ribeiro de Almeida Procurador da República Lisboa, Portugal 8K

Solicito favor informarem da dicção recomendada para o vocábulo escolta:

— "escólta" (o aberto);

ou

— "escôlta" (o fechado).

Na pesquisa no sítio não encontrei histórico relevante.

Agradeço a atenção.

Sérgio Correia Supervisor de atendimento Porto, Portugal 8K

Gostava que me confirmassem como se pronuncia a palavra vexatório. Será "vecsatório", ou "vechatório"?

Obrigado.

Humberto Azevedo Jornalista Brasília, Brasil 70K

Quero confirmar ou saber se a palavra pois pode ser utilizada para iniciar frases ou se somente pode-se utilizá-la como um conjuntor. Exemplo:

«Louvamos a plena e sábia decisão dos maiores juízes do Brasil. Pois, acertaram ao manter tal norma. A democracia brasileira agradece.»

Ou:

«Louvamos a plena e sábia decisão dos maiores juízes do Brasil, pois, acertaram ao manter tal norma. A democracia brasileira agradece.»

Fernanda Maria Rivas Oliveira Supervisora Lisboa, Portugal 21K

Na qualidade de leiga da linguística, tomo a liberdade de lhes perguntar sobre a forma correcta de utilizar o verbo recordar no passado com o pronome o. Por outras palavras, o que se pretende dizer é que alguém recordou, a outro, algo. Qual a forma correcta, «A Maria recordo-o.» ou a «Maria recordo-lhe que...»?

Desculpem a ignorância e desde já o meu obrigada!

Gilson Celerino Estudante Hanôver, Alemanha 13K

Sempre tenho muitas dúvidas relativas ao emprego do verbo lembrar. Poderiam dizer-me quais das frases são agramaticais, o porquê disso, e quais seriam as alternativas corretas a substituí-las?

1. Esta canção lembra a minha infância.

2. Esta canção lembra-me a minha infância.

3. Esta canção lembra-me da minha infância.

4. Esta canção lembra você/lembra-a.

5. Esta canção lembra-me você/ lembra-ma.

6. Esta canção lembra-me de você.

E ainda, em correspondência às três últimas:

7. Esta canção lembra-te.(traz-te à minha memória)

8. Esta canção lembra-me-te. ???

9. Esta canção lembra-me de ti.

Muito obrigado!

C. Caseiro Professor Lisboa, Portugal 6K

Escrevo "ocularcentrismo", ou "ocular-centrismo"? Um filósofo escreve "falogocêntrico", o que está correcto. Poder-se-ia escrever "falogocularcêntrico" (conceito composto dos outros dois)?

Vera Rodrigues Professora Tomar, Portugal 6K

Quero saber o significado desta palavra que encontrei num texto de Raul Brandão: «o ano não foi cadible

António Frederico Comercial Praia, Cabo Verde 5K

Agradecia me informassem o significado e a origem da palavra bandeirada, muito utilizada na elaboração de tarifas de táxi.

Obrigado.

Luiza Joaquina de Magalhães Bióloga Rio de Janeiro, Brasil 17K

Gostaria de saber se, segundo a norma culta da língua portuguesa e se tratando de um registro mais clássico, seria possível a seguinte construção com o imperativo do verbo dar: "dá-me-la" ou "dá-me-lo", na segunda pessoa do singular:

"Mas, se na recôndita morada da tu' alma

Inda há um segredo, dá-me a tua confissão:

DÁ-ME-LA."

Desde já muito agradeço.