O plural de batom
Qual é o plural de batom?
Concordância: «ela é um dos políticos...»
Recentemente, surgiu-me uma dúvida em relação ao substantivo político. Embora seja um substantivo masculino, como ilustra a seguinte frase, «João Jardim é um dos políticos há mais tempo no poder», como ficaria uma frase do tipo:
«Angela Merkel é um dos políticos com maior responsabilidade na Europa», onde o sujeito é feminino?
Muito obrigado.
Catatua e cacatua
Como se escreve o nome deste pássaro: "Cacatua", ou "catatua"?
Sobre o nome Crono
Pode-se escrever "Kronos", ou tem de se escrever sempre Cronos?
Obrigado.
Abelha e focinho
Considere o seguinte texto: «Eu (a rainha das abelhas) quero voar com os bem-te-vis, experimentar o néctar das flores de laranjeira, ouvir o som das águas roçando os seixos dos rios, sentir o vento no focinho.»É correto dizer que abelha tem focinho? Muito obrigado!
Indicativo e conjuntivo em relativas restritivas, outra vez
«Terá havido anteriores indícios, para os quais uma traiçoeira insensibilidade me tornou cego?»
No período acima, é possível usar «me tenha tornado cego», em vez de «me tornou cego»?
Obrigado.
Hipoactividade
Qual a forma correcta de escrever: "hipoactividade", "hipo-actividade", ou "hipo actividade"?
Obrigado.
O natural de Palermo
Como se chamam os habitantes de Palermo?
A etimologia e o significado das palavras corografia e topografia
Gostaria de saber a etimologia e o significado das palavras corografia e topografia, bem como em que situações se deve utilizar cada uma delas.
Muito obrigado por toda a atenção.
Perspéctico
Será incorrecto escrever «espaço perspectico» e «dispositivo perspectico» para caracterizar quer o tipo de espaço visual concebido pela perspectiva geométrica quer o conjunto de saberes e técnicas que permitem essa construção? Os dicionários gerais que consultei consideram o termo inexistente. Se o é, qual será a melhor alternativa, «espaço em perspectiva» e «dispositiva da perspectiva»?