Gostaria de saber o aumentativo das seguintes palavras: muro, casa, cadeira e animal.
Qual o significado e qual a origem da expressão «aparar as arestas»?
Qual é a diferença entre atiravam e tiravam?
Em:
«Tivemos a possibilidade de nos aproximarmos.»
«Tivemos a possibilidade de nos aproximar.»
Qual é o certo?
Gostaria de saber se a expressão «significa dizer» é correcta. Ex.: «O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa é bastante solicitado, "significa dizer" que as suas respostas gozam de credibilidade.»
Eça de Queirós, em Os Maias, utiliza a expressão «(...) descia a tropa de calça branca a fazer a bernarda!». Gostava de saber o que pretende dizer com isto.
Muito obrigado.
Por favor, qual é a pronúncia correta da sigla ONG? A sigla deve ser pronunciada letra a letra ("Oenegê") ou deve ser pronunciada como uma palavra ("Ongui")?
Qual o correto?
Obrigado.
O que é um indivíduo afro-americano? Será um indivíduo de pele negra que nasceu nos EUA? E se for um indivíduo descendente de caucasianos nascidos em África? Não será, também, afro-americano? Ou o termo afro aplica-se, apenas, aos negros?
P.S.: Provavelmente haverá alguma revolta implícita na minha pergunta. Parece-me que o termo afro tem conotação racista.
Podem elucidar-me?
Quando há locuções verbais, e o principal aparece reflexivo, é obrigatório o uso da preposição a antes do infinitivo, ou essa pode ser omitida?
Ex.: «O meliante se recusou a acatar as ordens do policial.»
«O meliante se recusou acatar as ordens do policial.»
É possível a mesma construção sem o reflexivo?
Ex.: «O meliante recusou acatar as ordens do policial.»
Gostaria que me explicassem e desde já quero parabenizá-los pelo ótimo trabalho.
Posso considerar correcta a frase «O Vítor está», considerando que é uma resposta a uma questão?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações