Nas construções em que ocorre o verbo estar não podem ocorrer adjectivos que denotem estados permanentes, nem adjectivos que descrevam estados ou processos sem limite temporal definido, que também denotam um estado permanente. Logo, posso dizer «Ela está grávida/gestante».
As palavras gestante e grávida são sinónimas em algumas acepções. Embora gestante seja um termo mais técnico, ambas referem «mulher que se encontra no período ou estado de gravidez, de gestação, em cujo organismo se desenvolve um novo ser».
Gestante e grávida não denotam estados permanentes mas uma alteração de estado, ou estado transitório, resultante de não grávida/gestante para grávida/gestante. Esta não é uma propriedade intrínseca ou permanente, logo é possível usar o verbo estar:
«Ela está grávida/gestante.»
*«Ela é grávida/gestante.»
E poderá determinar-se o tempo de alteração de estado:
«Ela está grávida há quatro meses.»
No entanto, poderei dizer:
«Ela é uma grávida/gestante feliz.»
Neste caso, estamos perante uma frase equativa ou identificacional constituída pela expressão nominal, com função de sujeito, «Ela» e pela expressão, com função de predicativo do sujeito, «uma gestante feliz». Em frases identificacionais, as expressões nominais que marcam o sujeito e o predicativo do sujeito estão geralmente ligadas pelo verbo ser.