Antes de mais,agradeço o contributo que têm dado, ao longo de vários anos, para melhor se compreender, falar e escrever a língua portuguesa.
Na análise da frase, abaixo transcrita, surgiram-me algumas dúvidas.
«A era do petróleo criou prosperidade a uma escala que as gerações anteriores não poderiam sequer imaginar.»
A oração iniciada por que será subordinada adjetiva relativa restritiva, ou subordinada adverbial consecutiva (dado que estará implícito, na subordinante, que «criou prosperidade a uma escala [tal] que...»)?
Agradeço a paciência e disponibilidade!
Esta pergunta é mera curiosidade: por que razão histórica/linguística é que o e, como em «eu e tu», é pronunciado "i"?
Li no jornal Público a seguinte frase:
«Nas últimas duas semanas, 32 palestinianos e sete israelitas morreram na mais recente onda de violência em Jerusalém e na Cisjordânia – a mais grave dos últimos anos e que muitos consideram ser o início de uma terceira intifada (revolta), depois das iniciadas em 1987 e em 2000.»
A minha dúvida é a seguinte: é aceitável coordenar uma oração relativa com outra estrutura que não uma oração relativa? Ou seja, para escrever «e que» não temos de ter antes um que? Creio que a frase deveria ser como a apresento de seguida, mas queria ter a certeza:
«Nas últimas duas semanas, 32 palestinianos e sete israelitas morreram na mais recente onda de violência em Jerusalém e na Cisjordânia – que é a mais grave dos últimos anos e que muitos consideram ser o início de uma terceira intifada (revolta), depois das iniciadas em 1987 e em 2000.»
Muito obrigado.
Numa pergunta colocada em 2012, analisava-se a relação entre as orações subordinadas adverbiais e a função sintática de modificador (da frase ou do grupo verbal). No entanto, não há referência às orações consecutivas. Na vossa opinião, este tipo de oração corresponde a outra função sintática?
Gostaria de saber se, nas frases «Ora me dizes para estudar, ora me obrigas a trabalhar na loja» e «Ou estudas ou vais trabalhar», posso classificar as duas orações como coordenadas disjuntivas, ou posso classificar a primeira como coordenada e a segunda como coordenada disjuntiva.
A que classe e subclasse de palavras pertence a palavra mal na frase «Mal saiu do comboio, foi...»?
Aprendi na escola que «nem... nem» é uma locução conjuncional coordenativa copulativa. No entanto, enquanto estudava para o teste de Português, encontrei numa ficha informativa do meu manual a mesma locução classificada como disjuntiva.
Esta locução pode classificar-se de duas formas diferentes tendo em conta o contexto?
Por exemplo, como devo classificar a oração coordenada da seguinte frase: «no fim de semana, nem estudei, nem me diverti»?
Obrigado!
Qual a forma correta: «São inúmeras as vezes em que», ou «são inúmeras as vezes que»?
A frase «As etapas referentes ao pré-campo, campo e pós-campo foram executadas consoante esta nova metodologia» está correta? A pergunta se deve ao fato de que a introdução do plural consoantes, em lugar do singular consoante, me causa certa estranheza, a despeito de, ao fim e ao cabo, a consonância que tento expressar se referir às «etapas».
Muito obrigado!
É correcta a frase assim: «Tudo aparece como se (fora) escrito com letras de fogo»? Ou devia-se dizer assim: «Tudo aparece como que escrito com letras de fogo»? Ou simplesmente «Tudo aparece como escrito com letras de fogo»? Qual o vosso parecer?
Grato.
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