Napoleão Mendes de Almeida - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Napoleão Mendes de Almeida
Napoleão Mendes de Almeida
2K

Napoleão Mendes de Almeida (Itaí, 1911 – São Paulo, 1998) foi um gramático, filólogo e professor brasileiro. Fundador dos cursos de português e latim por correspondência, colaborou n’ O Estado de São Paulo e é autor de alguns livros relacionados com a gramática e a filologia portuguesa, que lhe atribuíram o título de personalidade influente nesta área. Assim, dos títulos de sua autoria ressaltam-se Gramática Metódica da Língua Portuguesa, Gramática Latina e Questões Vernáculas.

 
Textos publicados pelo autor

Aumentar — Quando este verbo vem seguido de objeto direto (aumentar o capital, aumentar o valor, aumentar o patrimônio) e do quanto houve de aumento, este quanto vem expresso de várias formas: Aumentou a resistência com mais um batalhão — ... os que aumentam de novos cabedais o patrimônio comum. As mesmas variantes de construção podem aparecer em formas passivas: A qual ficou aumentada com mais de dois mil índios — Teve nova edição em 1794, aumentada de mil frases.

Para fixar inúteis, pretensiosas e ridículas bizantices, perde o estudante o tempo que deveria dedicar ao conhecimento efetivo da língua. A vida moderna não pode dar guarida ao que a desvia do seu destino profissional e técnico. O ensino do vernáculo nas escolas secundárias do Brasil, como o é nas da Inglaterra, da França, da Alemanha, dos Estados Unidos da América, da Rússia, deve ser utilitário, e não provocador de diploma enganador. Que proveito traz à nação brasileira ensinar à sua gente ...