Início Respostas Consultório Tema: Relato de discurso
Teresa Domingos Professora Faro, Portugal 5K

Gostaria de saber qual a diferença entre expressões populares e expressões idiomáticas, se possível com exemplos.

Carlos Pinto Santos Jornalista Lisboa, Portugal 2K

Uma amiga minha, jornalista e tradutora uruguaia, consultou-me sobre a expressão finca-ratunha («Até parece que é por finca-ratunha!»). Confesso o meu desconhecimento. Podem ajudar?

Elisânia Santana Professora João Pessoa, Brasil 9K

Quero fazer uma dedicatória em minha dissertação a minha avó já falecida. Como escrevo?

Por exemplo: «À minha avó (in memoriam).»

Está certo assim?

Anabela Augusto Professora Alcobaça, Portugal 24K

Sou professora de 1.º ciclo e surgiu uma dúvida num texto. Não sei se se trata de um narrador participante ou não participante. Passo a transcrever:

Decididamente, o meu amigo Inocêncio, com o seu espírito fraco e facilmente influenciável por tudo e por todos, há de acabar por acabar mal... Ora imaginem para o que lhe deu: sentindo-se ligeiramente indisposto foi a conselho da esposa e pela primeira vez na sua vida ao médico.

— Todo o seu mal deriva do pâncreas!

— De quem, doutor?— inquiriu alarmado o Inocêncio...

O texto continua sempre na 3.ª pessoa do singular. Mas, como começa na 1.ª pessoa do singular, surgiu a dúvida.

Helena Bruno Professora Évora, Portugal 5K

Como explicar aos alunos, exatamente, as diferenças e semelhanças entre estes dois conceitos, no âmbito do estudo do texto dramático: aparte e monólogo.

Cândida Teixeira Professora Lisboa, Portugal 4K

Qual a regra que sustenta a passagem do verbo ir para vir quando se passa do discurso direto para indireto?

Por ex.:

«Vim cá hoje com muito sacrifício só para te dizer adeus», disse o velho do realejo à miúda.

O emissor do discurso indireto é o narrador, não a miúda.

Marcos Constantino Músico Pilar, Brasil 3K