DÚVIDAS

Sintaxe e discurso direto: «– São quatro horas»

«Ela respondeu:

– São quatro horas.»

Neste diálogo, como se classifica a segunda oração?

Muito grata pela colaboração e saber.

Resposta

A segunda frase é uma frase simples.

O enunciado apresentado é composto por duas frases autónomas, estando a segunda incluída no texto na modalidade de discurso direto. Por essa razão, ela é autónoma da frase que a introduz, autonomia esta que também é assinalada pela pontuação: os dois pontos e o travessão.

Se a opção tivesse sido a de relatar a segunda frase em discurso indireto, esta teria sido integrada na primeira frase, sofrendo as alterações típicas da passagem do discurso direto para indireto, e passaria a ser uma oração subordinada substantiva completiva, como se verifica em (1):

(1) «Ela respondeu que eram quatro horas

O Ciberdúvidas agradece as suas gentis palavras.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa