Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Orlando Miranda Professor Amarante, Portugal 2K

Depois de ter consultado alguns documentos fiquei com a dúvida da origem do topónimo Murgido. Embora num livro de topónimos apareça como originário de Mauri Gildus, depois de consultar alguns documentos históricos fiquei com a dúvida se não terá origem em Hermenegildo (conde), casado com Dona Mumadona. E Gião terá derivado de Geam, como aparecia na época medieval, ou de Julianus (Juliani), imperador romano? E Sunilanis terá dado origem a Soleiro?

Obrigado.

Nuno Duarte Professor Alcobaça, Portugal 14K

O verbo fugir é regular, ou irregular? Estava convencido de que era irregular porque há alteração do radical (fujo/fugi) mas na Wikipédia encontrei o seguinte: «Não é considerada irregularidade a alteração gráfica do radical de certos verbos para conservação da regularidade fonética, ex.: vencer-venço, fingir-finjo.» Agradeço esclarecimento.

Pedro Batista Designer Lisboa, Portugal 7K

A expressão «às mãos de», como em «morrer às mãos dos gregos», está correcta?

Obrigado.

José Miguel Figueiredo Macau, Região Administrativa Especial da República Popular da China 43K

Deve dizer-se «na medida possível», ou «na medida do possível»?

António Fernandes Gestor de projetos Vila do Bispo, Portugal 3K

Em vez de dizer «analisar se o produto tem viabilidade para ser reciclado», será que posso dizer «analisar a "reciclabilidade" do produto»? Em inglês utiliza-se "recyclability".

Fernando Pereira Treinador de Natação Lisboa, Portugal 7K

Tentei esclarecer um comentador do Eurosport, acerca do relato da leitura de cronometragem dos tempos. Lê esse comentador em directo: «Fulano fez o tempo de um minuto, cinquenta e dois segundos e quinze centésimas» (ponto). Quando devia dizer centésimos, uma vez que na leitura do tempo se refere aos segundos que precederam a leitura consecutiva desse tempo em concreto, não às partes dum segundo desse tempo. O caso é importante, porque num canal especializado em desporto, seguido maioritariamente por desportistas e pessoas ligadas ao desporto, causa algum desconforto ouvir a cronometragem de forma diversa da corrente! Porém gerou-se uma discussão, e esse comentador defendeu-se com o que está exposto [numa resposta] que é, aliás, o único exemplo em toda a Internet que de certa forma está de acordo com uma forma errada de relatar os tempos!

Álvaro Almeida Reformado Mafra, Portugal 9K

Tenho ouvido várias vezes utilizarem a palavra "quiriopata" quando se refere a pessoa que trata das vértebras. Existe esta palavra? Está correta a sua utilização?

Obrigado.

Margarida Silva Dias Tradutora Lisboa, Portugal 2K

"Escortanhar" significa para mim «cortar em pedaços não homogéneos mas pequenos e irreversíveis (irreconstituíveis) e sem uma razão positiva (será por maldade, ou despeito, ou por raiva)». Gostava de saber se existe.

Obrigada.

José Soares Professor Porto, Portugal 79K

No seguinte esquema rimático, abbacc, pode-se considerar que temos rimas interpoladas em a, e rimas emparelhadas em b; ou somente rimas interpoladas?

Obrigado pelo esclarecimento.

Ricardo Pereira Lemos Reformado Matosinhos, Portugal 2K

Existe uma rua na minha freguesia denominada Monte d'Avó ou Monte Avó. Qual será a origem deste topónimo? Haverá casos semelhantes em Portugal?

Obrigado.