DÚVIDAS

As modificações da língua portuguesa
Qual o motivo das constantes modificações da língua escrita? Porque algumas de suas regras estão interligadas (análise morfológica com a análise sintática)? Apesar da língua portuguesa ter sofrido e sofrer até hoje influências de outras línguas estrangeiras qual sua maior característica? Se você fosse julgar a língua portuguesa você a consideraria objeto de uso ou ré influenciada?
Verificador gramatical, outra vez
O verificador gramatical referido destina-se aos produtos da Microsoft. O que se tencionava era que a ferramenta (grammar checker para o Office) conseguisse verificar a gramática tanto nos documentos em português como nos documentos em brasileiro. Ou seja: Tanto "está a vestir-se" como "está se vestindo" seriam correctos. A questão é: haverá, de facto, estruturas sintácticas usadas em brasileiro que constituam erro em português?
Acento gaúcho
Tive uma conversa bastante desagradável com uma pessoa do Sul do Brasil. Ele disse que eu falava errado e eu lhe dizia que eu falava certo. De que se trata? Eu disse que no português normal brasileiro (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, DF, uma parte de Minas, zonas do Nordeste): 1. A vogal, o final e o artigo definido masculino (-o, o) soam como /u/ e não como /ô/ ou /ó/ (o senhor! e ó senhor! não são a mesma coisa). A vogal e final e a palavra e soam como /i/ e não como /ê/ ou /é/ (e e é não são a mesma coisa, de e dê não são a mesma coisa). Ti, di (sempre) e te, de (às vezes, principalmente quando átonas, finais ou palavras isoladas) se pronunciam como tchi e dji (ou ti e di), mas não tê e dê (para os sulistas "dê mais!" e "demais!" são a mesma coisa). Se os sulistas falam diferente é o direito deles, mas devem ter cuidado quando dizem que o resto do Brasil (que mais ou menos respeita 1, 2 e 3) fala errado. A mim, a pronúncia dos sulistas soa-me muito disfarçada. Eles talvez escrevam português, mas na verdade pronunciam-no à espanhola e não à brasileira. Obrigado.
Pronúncia neutra brasileira
Qual seria a pronúncia neutral brasileira? Eu acho a pronúncia capixaba a mais neutral. Eles dizem que têm pouco sotaque. E é verdade. Quando o capixaba fala ninguém pode dizer que é capixaba. Eu tenho muitos amigos capixabas (um deles é a poetisa Elisa Lucinda) e gosto muito do jeito de eles falarem. Eles puxam o r como os cariocas, os baianos e os recifenses, mas não usam muito xis (como cariocas, por exemplo). Quando o carioca vai a São Paulo todo o mundo ri. Quando o paulistano vai ao Rio todo o mundo ri. Quando o mineiro vai a essas cidades todo o mundo ri. Mas, o capixaba pode andar pelo Brasil inteiro sem ninguém rir do sotaque dele. Concordam? Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa