Etimologia: picotas / cegonhas
Qual a origem das picotas ou cegonhas, aparelhos primitivos para utilização em pequenos regadios.
O colectivo de cavalo
Existe coletivo de cavalo?
Qual é?
Feminino de incréu
Qual é o feminino da palavra incréu (que é sinónimo de incrédulo)?
Tempos verbais do mesmo modo
Podem ou não misturar-se tempos verbais de um mesmo modo? As seguintes frases exemplificam a minha dúvida:
«Insira o disquete de setup número 1 e ligue o computador.
«O setup copiará arquivos do CD-ROM para disco rígido. Ao término deste processo, o setup lhe pedirá que retire qualquer disco flexível dos drives e reinicializará o computador.
«Após o boot, começa a parte gráfica do processo de instalação. Ela é dividida em três fases: verificação do hardware, instalação da rede e término da instalação através da cópia de arquivos do CD-ROM.»
Casapianos, outra vez
Como o emblema usado na lapela é um ganso - símbolo da instituição -, eles, os antigos alunos, intitulam-se de "Gansos".
Estou-me nas tintas
Por favor podem indicar-me a origem da expressão "estou-me nas tintas".
Muito obrigado.
"Preditivo" ou preditor?
Com frequência, muitos médicos, e referindo-se ao valor de certas análises que prognosticam determinada doença, falam e penso que incorrectamente, em valor preditivo. Pode-se usar valor preditor de ...? Já li o que há no V. sítio sobre o assunto, mas acho útil uma resposta mais afirmativa (se possível).
«Descansa a cabeça»
Tenho visto, em alguns sítios, escrita a palavra "descança", como, por exemplo, no rótulo de um disco de Sérgio Godinho: "Descança a cabeça...". Será correcta, esta palavra? Será uma corruptela da palavra "descansa", forma da 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "descansar"? Qual é a forma que deve ser utilizada?
Entretive-me
Qual o termo mais correcto: "Eu entretive-me" ou "eu entreti-me"?
Adjectivos étnicos
Gostaria de saber se há alguma regra na formação dos adjectivos étnicos dada a variedade de sufixos que parecem concorrer na sua formação? Na resposta à carta "Polaco e polonês" falam de "formação tradicional de adjectivos pátrios na língua" (3.5.2000).
Há alguma bibliografia que me possam indicar sobre o assunto? Obrigada.
