Como analisar algumas formas verbais em seus elementos mórficos, uma vez que nem todas as desinências são fáceis de encontrar?
Diz-se deslocações automóvel ou deslocações automóveis?
Penso que será deslocações automóvel, mas gostaria de obter v/ confirmação urgente.
Desde que saí da escola primária que tento lembrar-me do nome que a minha professora dava a um grupo de verbos, no qual se incluem: ser, estar, permanecer...
Gostaria que me recordassem, então, da denominação desses mesmos verbos e se são esses verbos os que "pedem" predicativo do sujeito (se não forem, como se chamam estes últimos?).
Já agora, poderiam enumerar os verbos que pertencem ao tal grupo?
Muito agradecida.
Em primeiro lugar eu gostaria que, por gentileza, esta pergunta fosse respondida por um português.
Gostaria de saber se no contexto, "Contacte o seu concessionário se precisar de manuais extra", o extra fica realmente no singular.
Meu manual de estilo, que é brasileiro, diz que extra adimite plural e dá como exemplo horas extras, serviços extras, edições extras. Não vejo razão para que o adjetivo não concorde em número com o substantivo no exemplo acima, entretanto, os dois portugueses com quem trabalho dizem que o correto é no singular. Sintaticamente não me parece correto. Poderia explicar por favor?
Para complementar minha pesquisa, gostaria de saber qual a etimologia dos algarismos arábicos (ou hindu-arábicos, para ser mais exata) através do tempo (dos hindus, passando pelos árabes, influência européia, até nossos dias).
Já consultei historiadores, professores, estudiosos da língua árabe etc., mas não obtive sucesso.
Agradeço atenção dispensada.
Preciso fazer um trabalho de língua portuguesa para faculdade, mas simplesmente estou perdida, não sei por onde começar, espero que possa me ajudar. O tema é "Expressão Oral", meu item de pesquisa é: "Encadeamento lógico da idéias: organização, objetividade, clareza, exatidão, as partes do discurso, roteiro de apresentação".
Pode me ajudar por favor???
Gostaria de saber o conceito de leitura, em que consiste, e como relacioná-la com linguagem.
Encontro-me cursando o primeiro ano de direito e acesso este em casa, sempre que tenho alguma dúvida na cadeira de Língua e Comunicação.
O hiato é uma constante no português medieval (e.g. seer, poer, irmãa, loar,...). Como surgem estas formas em hiato e como foram resolvidas (qual foi a sua evolução)?
Gostaria de alguns esclarecimentos sobre a conjugação do verbo ensimesmar-se. Basta citarem o presente do indicativo e o particípio passado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações