DÚVIDAS

Marca e euro

Dizeis vós numa resposta recente que "esta moeda [a marca finlandesa] vai deixar de existir, sendo substituída pelo euro".

De facto, a marca finlandesa, a exemplo do escudo português, dos francos franceses, belga e luxemburguês, etc., desapareceram enquanto moeda no dia 31 de Dezembro de 1998.

A marca finlandesa já não existe enquanto moeda (ou seja, moeda oficial ou divisa), mas simplesmente como submúltiplo da moeda oficial de onze países da União Europeia que é o euro.

P.S. A próxima moeda a "abater" é a dracma grega que deixará de existir enquanto moeda, provavelmente, no dia 31 de Dezembro de 2000.

Resposta

Cibernota – Agradecemos-lhe o esclarecimento. Na verdade, as coisas não desaparecem de um momento para o outro. A marca, o escudo e demais moedas da Zona Euro vão deixar de ser moedas oficiais dos seus países e, portanto, vão deixar de circular. Mas não vão desaparecer: continuarão a "aparecer" na história monetária, nos dicionários e na memória dos que as usaram.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa