Eu sou professora de Português e gostaria de saber um pouco mais sobre a linguística cognitiva, talvez um pouco da sua origem e evolução.
Obrigada e aguardo a vossa resposta.
Só este fim de semana tive conhecimento e por mero acaso deste vosso mas já "nosso" ‘site’. Muito interessante, útil e prático.
Recentemente fiz análises ao sangue de que resultou que o valor dos triglicerídeos fosse de quinhentos e poucos já para não falar no colesterol.
Comecei a ler mais sobre este assunto e nasceu a dúvida. Diz-se os meus triglicerídios ou os meus triglicéridos, ou pode-se dizer das duas maneiras?
O que está correcto, "emanado de..." ou "emanado por..."? (ex.: directivas emanadas da/pela administração).
Agradecido pela atenção.
Na definição de gramática, proposta pelo linguista J. Matoso Câmara Junior, evidenciam-se dois papéis – o estudo descritivo da língua e o estabelecimento de normas gramaticais – gramática normativa.
Considerando isto, o que o escritor e cronista Luis Fernando Verissimo quis dizer com esta frase – A gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda?
Qual a origem da palavra estranho?
Grata pela vossa atenção.
Poderá o adjectivo "florentino" ter outro valor significativo para além do gentílico ("natural de Florença"...)?
Entre os vários textos onde encontrei o seu emprego, em sentidos que de modo nenhum me pareceram ter este valor gentílico, acabo de ler, no texto que António Valdemar publicou em 28.02.2002 no DN, «Sophia e o Nobel», esta utilização:
..."é um modelo florentino de epistolografia".
Os diferentes dicionários que consultei, incluindo o mais recente e reputado Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, ficam-se todos pela definição gentílica: «Natural de Florença ou das Flores».
Agradeço o vosso esclarecimento.
Despeço-me aplaudindo o vosso trabalho e propósito.
Existe termo de calão para indicar uma pessoa de nacionalidade russa? Qual é?
E um norte-americano? Qual?
Quais as vantagens e inconvenientes da normalização da variante angolana da língua portuguesa?
...proponho a nomeação e "credenciação" de F...
O acto de credenciar é "credenciação"?
Não encontro a palavra nos dicionários. Julgo, no entanto, tê-la ouvido/visto muitas vezes.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações