Gostaria de saber a origem da palavra legislação, bem como o seu significado.
Como usar o prefixo jus, com hífen ou sem hífen?
Por exemplo: jusnormativo ou jus-normativo?
Vejo as pessoas usando a palavra consigna mas desconheço seu uso. Conheço o verbo consignar mas não conheço o substantivo.
Qual o termo mais correto: intravenoso (dois radicais de origem latina) ou endovenoso (radical grego com latino)?
A noção de "língua" é usada com sentidos diferentes consoante o ponto de vista assumido. Quais são as duas definições possíveis para língua? Exemplifique a resposta.
Que se entende por radical e tema adverbiais?
Os temas adverbiais podem ser vocálicos e consonânticos como os nominais ou adjectivais?
Qual é o radical de bem ou mal? E o tema?
O radical distingue-se da raiz?
Na frase: A Adelaide viu o Pedro, qual a função sintáctica do complemento o Pedro?
Porquê?
Tenho uma dúvida sobre a palavra vip, que é derivada de uma sigla em inglês. Ela vai ao plural? Encontrei-a no Houaiss, como substantivo e adjetivo também, mas não no plural. Posse escrever convites vips ou deve ser convites vip (do tipo vip)?
Obrigada.
Sou tradutora e estou a realizar um trabalho sobre Eugene A. Nida. Não encontro uma definição de "kernel" e "near-kernel" que é fundamental para o trabalho.
Gostaria de receber uma resposta, dentro da vossa disponibilidade.
A expressão "uma vez que" é freqüentemente substituída por "vez que". O uso puro e simples de "vez que", com o sentido de "dado que", "uma vez que" é correto? Algum gramático a aceita como legítima?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações