DÚVIDAS

Sobre a história do c de cedilha nas ortografias portuguesa e castelhana
Por que motivo a ortografia portuguesa moderna optou por manter o uso da cedilha, rejeitando a sua substituição pelo z tal como foi feito na ortografia castelhana? Houve alguma razão política para manter essa diferença ortográfica, ou houve razões fonéticas para essa opção? A propósito, o som “-za”, “-ce” e “-ci” que escutamos no castelhano, algo semelhante ao “th” inglês, é aparentado com o “s” beirão? Se sim, porque escrevemos Viseu em lugar de Viceu ou Vizeu? Grato pela vossa atenção.
O adjectivo facilitador
Consideram aconselhável a utilização da palavra «facilitador» no sentido do «instrumento/meio» que proporciona a efectivação de um plano? A expressão que pretendo construir é «Características de influência, factores de impedimento e ferramentas facilitadoras». Na verdade trata-se de ferramentas que permitem ultrapassar os obstáculos (à concretização do dito plano). É certo que poderei contornar a situação e trabalhar esta expressão de outra forma (nomeadamente respeitando a categoria das outras palavras e usando por exemplo «ferramentas de concretização») – de qualquer maneira, gostaria de ficar esclarecida sobre a utilização (ou não) desta palavra, já que não é a primeira vez que me deparo com ela. Muito obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa