Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Ana Sibila Arantes Portugal 8K

Sou professora de Português e estou neste momento já a adoptar a TLEBS, no entanto a propósito do tema apresentado surgiu-me esta dúvida: Nas frases: «Adiou-se o teste para a semana» e «Os alunos vão a Lisboa», o constituinte «para a semana» e «a Lisboa» são complementos preposicionais ou complementos adverbiais? O que diferencia um complemento preposicional de um adverbial, o facto de o primeiro ter como núcleo uma preposição e o segundo um advérbio, ou a resposta é mais complexa? Esta temática aparece muito confusa nos manuais e pouco esclarecida na TLEBS, os professores precisam de saber como e o que ensinar aos seus alunos.

Regina Pio Vezan Brasil 11K

Gostaria de saber se, quando utilizo a palavra «contudo», ela expressa apenas os significados «todavia», «não obstante», «no entanto» ou tem algum significado além?
Muito obrigada.

Irene Vieira Portugal 8K

Eu queria ajudar a minha filha sobre esta questão, mas tenho uma dúvida. Os quantificadores são determinantes?

Tiago do Carmo Vaz Alcochete, Portugal 116K

Num concurso público será o adjudicante quem lança o concurso? Caso em que o adjudicatário seria o vencedor do referido concurso?
Obrigado.

Teresa Paixão Portugal 7K

Quero saber como se escrevem as palavras: «neurossensorial» ou «neurosensorial» e «parassocial» ou «parasocial»?
E ainda:
Nas palavras com dois “ss” onde é que se pode separar? Temos de separar sempre os “ss” ou podemos separar no fim da sílaba?
Obrigada.

Patrícia Damasco Deniculi Portugal 5K

Qual a função sintática dos termos «lhe» e «aos pés» na frase: «O medo acrescentou-lhe asas aos pés»?

Ana Filipa Portugal 39K

«Tu és como uma flor.»

Como se classifica a palavra «como» nesta frase?

Qual é o verbo da frase subordinada? É a forma verbal «é»?

Obrigada.

Alexander Tupikov Tradutor Rússia 11K

Foi com grande prazer que descobri na Internet o vosso sítio que achei muito útil e muito explicativo. Parabéns, excelentíssimo trabalho e interessantíssimo projecto!
Agora, aproveitando, gostaria de que tirassem, se possível, a minha dúvida sobre o uso correcto das construções “ia + fazendo” e “foi + fazendo”. P. ex.: «Os problemas iam-se acumulando»; «os problemas foram-se acumulando».
Desde já agradecido.

Carlos F. Amado Jornalista Galiza, Espanha 5K

É obrigatório em português empregar o artigo "a" para falar da organização basca ETA (em espanhol escreve-se sem artigo)? Não é redundante também o artigo "o" para falar do jornal "El País", "El Mundo". É correcta esta frase?

«A ETA declarou um cessar-fogo, disse o "El Mundo" na sua edição de hoje.»

Obrigado.

Manuel Filipe Vieira Bancário reformado Montemor-o-Novo, Portugal 2K
Antecipadamente grato pela atenção, gostaria que me indicassem como se conjuga o verbo «unar» (unir, juntar) no presente do indicativo e no presente do conjuntivo.
Obrigado.