Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Duarte Nuno Portugal 57K

Qual a diferença entre «aparte» e «à parte»?
Obrigado.

Nuno Ferreira Portugal 2K

Como é a forma correcta? «Dos G8» ou «do G8»? Diz-se «o G8» ou «os G8»?
Obrigado.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 6K

1. A Expolíngua Portugal, realizada até este domingo, dia 19, contou com a presença do Ciberdúvidas, no pavilhão Instituto Internacional da Língua Portuguesa, organismo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) , juntamente como o Observatório da Língua Portuguesa.

2. Ficam entretanto em linha 24 novas respostas, para além das que foram dadas no decurso da semana ora finda, nomeadamente:

O verbo dever
Sobre os grafemas que representam o som [s]
Conjugação do presente do conjuntivo do verbo dar
Pode-se «ter o dever de», mas nunca se "deve de"
A diferença entre voz a(c)tiva e voz passiva

2. Chamamos também a atenção para o Pelourinho, a propósito da expressão “arriscar a vida”, e para as Notícias Lusófonas.

Márcia Moura Serventuária da Justiça Rio de Janeiro, Brasil 6K

Acabo de ler o tema Probatório = relativo à prova. Como também trabalho na área da Justiça, porém brasileira, encontro o termo «período de prova». Como para esta figura jurídica não se admite medida probatória, por que se admite medida alternativa sob prova? Experimental seria mais correto? Agradeço muito a atenção. Amo esse "site", upa! sítio, como dizem nossos irmãos europeus.

Carla Monteiro Portugal 8K

Gostava de saber a origem e significado da expressão «política do pau e da cenoura».

Obrigada.

Manuel Anastácio Professor do ensino básico Guimarães, Portugal 115K

Vejo que muitos brasileiros escrevem «relacionado à educação». Está correcto, mesmo no Brasil? Não deveria ser «relacionado com a educação»?

Dália Silva Portugal 34K

Qual o coletivo de viajante?

Sara Leite Portugal 10K

Antes de mais, agradeço a resposta à minha pergunta e deixo os meus sinceros parabéns ao Ciberdúvidas pelo seu excelente trabalho.
Ficou-me, porém, uma dúvida a respeito das regras de acentuação: a regra em que me baseei para me referir à acentuação gráfica das homógrafas surge na gramática de C. Cunha e L. Cintra (é a 12.ª), bem como no prontuário de M. Bergstrom e N. Reis. Essa regra, de acordo com a resposta do Ciberdúvidas à minha pergunta sobre a acentuação gráfica da palavra “cor”, não tem qualquer validade nem lógica. Quer isto dizer que as obras citadas não são de confiança?

Maria do Mar Liz Portugal 4K

Qual o feminino de “delfim”?

João Saldanha Portugal 2K

Gostaria de saber a pronúncia correcta da palavra ténue. Será “téne” ou “ténue”?
Muito obrigado.