Gostaria de obter alguns exemplos de gramaticalização, pois não encontro nenhum material substancial sobre o assunto. Obrigado.
Aprendi que «género» se aplica a palavras, e «sexo», a pessoas. Aliás, assim o registam os dicionários.
Contudo, de há uns tempos para cá (suponho que seja uma moda recente), ouço pessoas com responsabilidades usarem o termo «género», não gramaticalmente, mas como sinónimo de «sexo».
Ainda há dias, o Senhor Presidente da República o utilizou, a propósito do veto à lei das quotas.
A que se deve isto?
Suspeito do seguinte:
Amigos meus garantem-me que têm visto em inquéritos ingleses o termo "gender", em lugar de "sex", para diferenciar homem e mulher. Ou seja, tratar-se-ia de um erro importado, já que em inglês "gender" também é de uso exclusivo gramatical.
Ou haverá outra explicação?
Com os meus cumprimentos
Preciso saber a etimologia da palavra vigário, sou professor, moro em Rio Branco, e não estou conseguindo encontrar o significado e o sentido desse termo.
Sou administrativa e acedo a partir do meu local de trabalho e tenho uma dúvida: os portuenses utilizam uma expressão única que lhes é característica: «Carago». Gostaria de saber qual a origem dessa palavra. Obrigada.
O verbo contactar, no sentido de «manter contato», possui a variante contatar. Pergunto se o "c" mudo é ou não pronunciado quando o verbo, em suas várias formas, for assim grafado.
Obrigada.
Precisava de saber o significado da expressão et al. Ainda não consegui encontrar.
Obrigada.
Ouvi algumas vezes empregar a palavra «acartar» para designar «acarretar», no sentido de «transportar de um lado para outro um volume ou carga». Creio tratar-se de uma forma popular. Agradecia um esclarecimento.
Qual o significado de «flotação»? Meu excelente dicionário de 1968 não contém este termo.
A expressão latina ‘in memoriam’ ou ‘in memorian’, como se grafa? Qual o seu significado? Muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações