É possível utilizar "dicotomizar" para referir a «acção de tornar dicotómico»?
Tenho a seguinte dúvida: ouvi pela televisão a expressão "madrugar cedo". Gostaria de saber se esta está correcta, uma vez que me parece haver um pleonasmo. Obrigado.
O meu avô paterno nasceu em Sezures, concelho de Penalva do Castelo, e no concelho de Vila Nova de Famalicão há uma freguesia com o mesmo nome. Qual a origem e o significado? Obrigado.
É correcto usar em português a palavra "cantautor" para designar artistas que compõem e cantam as suas próprias composições? E, caso contrário, como designá-los?
Ouvi num documentário, na televisão, alguém dizer: «Na minha busca pelas aventuras...». Sempre pensei que se buscava ou procurava algo e não "por" algo. Esclareçam-me, por favor.
«Com nós» ou «connosco»? Nos dias de hoje utiliza-se o termo «connosco». Mas será que «com nós» é correcto?
Diz-se «imperativo de cortesia» ou «imperfeito de cortesia»?
Gostaria, por favor, que me dissessem, explicando-me porquê, se «sem querer» pode considerar-se uma locução adverbial de modo.
Gostaria de saber qual a correta abreviatura da palavra "egrégio", usada diante do nome de um Tribunal. “E. Tribunal”, “e. Tribunal”, “Eg. Tribunal”, “eg. Tribunal” ou ainda outra? Muito obrigado.
Em conversa com colegas da minha escola, surgiu-nos um problema: como analisar sintacticamente a seguinte frase: «Provo-me e saibo-me a sal»?
As dúvidas relacionavam-se sobretudo com a parte final: «-me a sal». Partindo do princípio de que o pronome me desempenharia a função de «complemento indirecto», seria «a sal»:
a) um complemento directo?;
b) um predicativo do complemento indirecto?;
c) um predicativo do sujeito, sendo que o verbo poderia ter o valor de um verbo copulativo?
d) ...?
Gostaria, por isso, que me enviassem a vossa análise sintáctica da frase acima referida.
Agradeço a vossa ajuda e todos os preciosos esclarecimentos que, indirectamente, tenho vindo a receber através da consulta do vosso "site".
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações