“Transfega” ou “trasfega”? Qual das formas é a correcta?
Embora no dicionário da Priberam venha a forma “trasfega”, na totalidade dos documentos técnicos que consultei, a forma utilizada era a de “transfega”.
É possível utilizar "dicotomizar" para referir a «acção de tornar dicotómico»?
Tenho a seguinte dúvida: ouvi pela televisão a expressão "madrugar cedo". Gostaria de saber se esta está correcta, uma vez que me parece haver um pleonasmo. Obrigado.
O meu avô paterno nasceu em Sezures, concelho de Penalva do Castelo, e no concelho de Vila Nova de Famalicão há uma freguesia com o mesmo nome. Qual a origem e o significado? Obrigado.
É correcto usar em português a palavra "cantautor" para designar artistas que compõem e cantam as suas próprias composições? E, caso contrário, como designá-los?
Ouvi num documentário, na televisão, alguém dizer: «Na minha busca pelas aventuras...». Sempre pensei que se buscava ou procurava algo e não "por" algo. Esclareçam-me, por favor.
«Com nós» ou «connosco»? Nos dias de hoje utiliza-se o termo «connosco». Mas será que «com nós» é correcto?
Diz-se «imperativo de cortesia» ou «imperfeito de cortesia»?
Gostaria, por favor, que me dissessem, explicando-me porquê, se «sem querer» pode considerar-se uma locução adverbial de modo.
Gostaria de saber qual a correta abreviatura da palavra "egrégio", usada diante do nome de um Tribunal. “E. Tribunal”, “e. Tribunal”, “Eg. Tribunal”, “eg. Tribunal” ou ainda outra? Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações