Nova actualização só em 19 de Junho, segunda-feira - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Nova actualização só em 19 de Junho, segunda-feira

1. Devido aos feriados de 13 e 15 de Junho em Portugal, Ciberdúvidas fará uma pausa nas suas actualizações diárias, para as retomar em 19 de Junho, segunda-feira. Até lá, deixamos mais respostas a perguntas que nos foram chegando (ver Respostas de Hoje e Respostas Anteriores) e novos temas abordados na Antologia, Correio, Pelourinho e Notícias Lusófonas.



2. Nas celebrações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades de Portugal, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, sublinhou a importância da língua como valor estratégico para a projecção de Portugal no mundo. Esta perspectiva é certamente o ponto de partida para a consciência de que existe um património que urge preservar, transmitir e desenvolver, a fim de que os seus falantes possam afirmar-se em pé de igualdade com os outros cidadãos do mundo.



3. As afirmações do Presidente português podem ainda ser relacionadas com o sentido da evolução linguística na actualidade. O futuro globalizado vai provavelmente determinar que só as línguas que se saibam afirmar cultural, política e economicamente possam sobreviver. E foi com toda a pertinência que o Presidente português lembrou que a identidade portuguesa está ligada à língua que Camões consagrou.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 5K
Ciberdúvidas da Língua Portuguesa