Origem da palavra balúrdio
Tenho procurado saber qual a origem da palavra «balúrdio» que é usada, coloquialmente, para referir «grande quantidade», como sinónimo de «muito», etc. Gostava de saber se me poderiam clarificar. Muito obrigado.
Estado do Tocantins
Como devo dizer? Por favor, gostaria de saber qual o certo. Devo dizer Estado do Tocantins ou Estado de Tocantins, e também o porquê da resposta.
Como escrever centavos por extenso?
Como escrever por extenso o valor R$ 0,224 (Vinte e dois centavos e...??)
Óculos ou óculo?
Ao ouvir um anúncio televisivo de uma marca conhecida de óculos, deparei-me com o voz-off do anúncio dizer, passo a citar: «... compra de um óculo graduado...», fim de citação. A expressão óculo (quando se destina para os dois olhos) está correcta?
A pronúncia de qui (quieto e tranquilo)
Gostaria de saber qual a explicação para, um mesmo conjunto de letras, ter leitura diferente, caso, por exemplo, de «tranquilo» e «quieto». Obrigada.
Pronúncia da segunda sílaba de octogenário
Gostaria que me informassem como se deve pronunciar a segunda sílaba ("to") do vocábulo «octogésimo»: se com o "u" (como «mula»), se com “ô” (como «robô») ou se com “ó” aberto (como «relógio»). Obrigado.
A pronúncia de chaleira
Tenho dúvidas em relação à palavra «chaleira». Ela deve pronunciar-se "cháleira" ou "châleira"? Já tenho ouvido as duas versões, conforme a zona do país e a pronúncia local, e não sei qual a correcta. Muito obrigada.
Designação de polímeros
Gostaria de saber a maneira mais correcta de escrever em português o nome de vários polímeros, por ex.: “poli(ácido láctico)”, “poli-(ácido láctico)” ou “poli-ácido láctico? Obrigada pela vossa ajuda.
Análise de um complemento preposicional
Na oração: «João tirou Maria da vida.» «Da vida» funciona como adjunto adverbial de lugar? Pergunto porque não me parece que ao dizer «da vida» com sentido de «prostituição» esteja me referindo exatamente a um lugar, e se não é lugar, então qual é a função sintática da expressão «da vida» nessa situação?
A expressão «e é um pau»
«Ficas com esta camisola e é um pau.» Qual é a origem da expressão «e é um pau»? Significa «dá-te por satisfeito com o pouco que recebes» e é uma expressão coloquial comum pelo menos na zona do Porto. Obrigada.
