DÚVIDAS

Modificadores na TLEBS (Portugal)
i) Só a Maria viu o Pedro (e mais ninguém) ii) A Maria simpaticamente beijou o Pedro (= foi simpático da parte da Maria ter beijado o Pedro) Segundo a TLEBS (quando acedemos ao grupo nominal) os advérbios «só» e «simpaticamente» são modificadores do grupo nominal. Não podendo ser restritivos nem apositivos, que tipo de modificadores são? I) O João pôs os livros na estante ontem. II) Lembro-me de que, há anos, em Campo de Ourique, Gomes Freire prejudicou muito a meu irmão. Em I) «pôs os livros na estante ontem» é o predicado (entrada «predicado» no CD da TLEBS) Em II) «há anos» e «em Campo de Ourique» são modificadores da frase; «prejudicou muito a meu irmão» é o predicado (perguntas frequentes sobre a TLEBS no site DGIDC. Qual a diferença? i) A proposta americana (...) será um complemento adjectival, mas este não é referido como entrada na TLEBS. Pode ser considerado como tal?
Sobre partícula apassivante, mais uma vez
O texto:«Esta despesa já foi paga pelo senhor director. É para se lhe devolver.» A pergunta era: «Se», neste caso, tem a função de um pronome, ou trata-se de uma conjunção? Em qualquer dos casos, que função em concreto? A resposta do Ciberdúvidas: «A frase está correcta, se é pronome pessoal e é parte de uma construção de sujeito indeterminado («devolver-se uma despesa» = «alguém devolve uma despesa»). A minha proposta: Não se trata de qualquer pronome – mas, sim, de uma partícula apassivante, dando origem a uma forma passiva de -se.
A morfologia na TLEBS (Portugal), mais uma vez
Gostaria que me ajudassem em algumas questões: 1 – Visto que o nome passa a ter um domínio próprio na TLEBS, quando peço uma análise morfológica de determinados elementos de uma frase, incluo os nomes ou peço a sua classificação à parte? 2 – Nuns documentos li que a morfologia não inclui o género dos nomes; num manual, li que se inclui na morfologia a flexão em género e número do nome. Estou baralhada! Obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa