1. Nesta última semana, pusemos em linha 56 novas respostas (ver Respostas de Hoje e Respostas Anteriores), as quais abrangem várias áreas linguísticas: do léxico à sintaxe e da pronúncia à ortografia, passando pela morfologia e pela semântica.
2. Como sempre, foram actualizados o Correio, a Antologia e as Notícias Lusófonas. Mas há mais.
3. No Pelourinho, fica em linha um texto de Maria Regina Rocha sobre sintaxe (a propósito de uma recente primeira página do "Diário de Notícias"): uma frase como «um terço dos estudantes foi vítima» deverá ter sempre o verbo no singular porque concorda a expressão partitiva («um terço»).
4. O Jornal de Notícias, a pretexto do lançamento do Grande Colecção de Dicionários Verbo, constituída por 18 volumes, a partir de 24 de Setembro, convidou Ana Martins a escrever uma série de textos alusivos à importância dos dicionários e enciclopédias em geral. O primeiro desses textos fica desde esta data também em linha, na rubrica Português na 1.ª Pessoa.
5. Permita-se-nos, também, mais uma chamada de atenção para dois programas sobre a Língua Portuguesa, um de rádio e outro de televisão: o Páginas de Português, agora aos domingos na Antena 2 (Portugal); e o recém-estreado Cuidado com a Língua!, transmitido semanalmente na RTP-1, RTP-N e na RTP-Internacional.
6. Lembramos ainda a todos os que lidam com o ensino da Língua Portuguesa em Portugal que é já no próximo dia 27 de Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), que se realiza o Congresso Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário – a experiência pedagógica(ver programa).
7. Finalmente, também é de não esquecer que se aproxima a data do 5.º Colóquio Anual da Lusofonia, a realizar de 2 a 4 de Outubro, no Centro Cultural Municipal, em Bragança (Portugal). O tema deste ano é a questão da língua na Galiza. A propósito deste tema, sugerimos a leitura da notícia de 20 de Setembro último (Notícias Lusófonas).
Bom fim-de-semana!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações