Como se pronuncia o apelido do jogral medieval Martim Codax? "Codache" ou "Codacse"? Porquê?
Muito obrigada.
Em psicanálise se usa bastante o termo “ressignificação”; gostaria de saber se ele existe na língua portuguesa e qual o significado correto.
Obrigada.
Gostaria de saber a origem da palavra «madressilva», uma vez que esta palavra pode ser classificada como uma palavra composta por aglutinação quanto ao seu processo de formação.
Durante a semana que ora finda, pusemos em linha 69 respostas (ver Perguntas de Hoje e Perguntas Anteriores). Ficam também actualizadas as seguintes rubricas: Antologia, Correio, Montra de Livros, Notícias Lusófonas, O Português na 1.ª Pessoa e Pelourinho.
Num artigo da página electrónica do semanário Sol, pode ler-se:
«Citou a propósito o exemplo da Califórnia, que aceitou trabalhar mais estreitamente com a Grã-Bretanha para contrariar as consequências económicas e ambientais das alterações climáticas, lançando os seus próprios projectos de economização de energia.»
A minha questão é se a palavra "economização" existe. Os pontapés no português hoje em dia são tantos, que eu com 54 anos já duvido de mim próprio.
Gostaria que esclarecessem o seguinte: Em português como se deve escrever a "mistura" entre azeite e vinagre, que muitas vezes é vendida em garrafas – vinagrete, vinaigrette? Muito obrigada.
Algumas gramáticas consideram palavras como "António" graves porque terminam em ditongo crescente. Gostava de saber se a palavra "superfície" também pode ser enquadrada nessa categoria.
Está generalizado o uso da abreviatura ‘ para minuto, unidade de tempo. Mas estará correcta? Tenho ideia que não, que deve ser "m.", reservando-se o ‘, para minuto, mas de arco de ângulo. Será assim?
Gostaria de saber se se pode dizer em português de Portugal «distúrbios correlatos da comunicação»; «perfil psicoeducacional revisado» e, por último, «mulheres gestantes». Obrigado.
Os nomes colectivos na nova gramática podem ser classificados como concretos?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações