O símbolo de minuto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O símbolo de minuto

Está generalizado o uso da abreviatura para minuto, unidade de tempo. Mas estará correcta? Tenho ideia que não, que deve ser "m.", reservando-se o , para minuto, mas de arco de ângulo. Será assim?

José Azevedo e Menezes Portugal 10K

Primeiro, uma precisão. Uma abreviatura representa a fala, é uma redução estabilizada de letras duma dada palavra. As representações das unidades de medida ou das grandezas designam-se por símbolos, que são esquemas reduzidos, nem sempre representando a nossa fala [ex.: o símbolo da velocidade angular é ω). Quanto ao minuto, múltiplo da unidade de tempo o segundo, o seu símbolo no SI (Sistema Internacional de Unidades) é min, e não m como escreve, pois este é símbolo do metro. Note que, diferentemente das abreviaturas, os símbolos das unidades não têm ponto nem plural (ex.: 10 min). O símbolo do minuto submúltiplo do grau angular, também referido no SI, é de facto: ‘ .

Ao seu dispor,

D´Silvas Filho