DÚVIDAS

O pronome átono correspondente a você
Estava eu linda e cheirosa lendo um fascículo do professor Pasquale sobre uniformidade de tratamento e é aí que meu mundo cai... Nos exemplos citados no fascículo: «Todos admiram você/Todos o admiram» Os pronomes “o”, “a”, “os”, “as” não se referem a “ele”, “ela”, “eles”, “elas” respectivamente? Se eu digo a alguém : «Eu amo você» eu poderia dizer «Eu a amo»? Eu tinha por convicção que o “a” de «Eu a amo» se referia a 3.ª pessoa, ou seja, eu conversando com alguém e falando que «amo fulana» = «Eu a amo». GEZUIZ! Ajuda aqui, por favor!
Dezenas de milhares, ainda
Vi o programa "Cuidado com a Língua!" transmitido na RTP-1 na sexta-feira 13 de Outubro, o qual tento não perder, pois acho que este é um verdadeiro programa de serviço público, pois é didáctico. Na rubrica do programa que tratou da forma mais correcta de dizer «Dezenas de milhar/milhares», não pude deixar de pedir esclarecimentos sobre a seguinte dúvida: O exemplos dados foram todos da seguinte forma: «Dezena/centenas de 'nome/substantivo'». No entanto, a expressão «dezenas de milhar/milhar» tem origem na matemática, sendo «dezena de milhar/milhares de 'quantidade elementar'». Exemplo: «3 dezenas de milhar/milhares» matematicamente escrito é: «30*(vezes)1000». Assim, uma vez que 1000, um milhar é singular, deve dizer-se 3 dezenas de milhar, porque 1000 (um milhar) é singular. Da mesma forma «3 décimas de milhar» (3/(dividir)10*1000) ou «2 centésimas de unidade» (2/100*1). Gostaria que fosse possível esclarecer esta dúvida.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa