Fiquei realmente surpreendido com a resposta que me foi dada relativamente à questão do bilião e outros, a qual agradeço imenso, pois não esperava ser tão completa quanto aos aspectos que eu referi.
Envio-vos outra pergunta. Sempre me disseram que o feminino de cavaleiro era amazona, uma vez que ficaram célebres umas míticas guerreiras da Antiguidade que montariam a cavalo. No entanto, recentemente tenho ouvido dizer muito "cavaleira" em vez de "amazona". Creio que o modo correcto é "amazona", mas posso estar enganado e gostaria de ser esclarecido, se possível.
Tenho uma dúvida relativa aos elfos, seres da mitologia dos povos nórdicos. Qual é o seu feminino? Em alguns romances e legendas de filmes costuma aparecer “a elfo”, mas, como me soa mal, já que costumamos terminar as palavras deste género no singular maioritariamente em “a”, gostaria de saber se não seria possível dizer “a elfa” ou qualquer outra palavra que lhe corresponda e até nem seja parecida.
A minha dúvida é acerca da agora muito falada TLEBS. No fundo, que alterações é que vai haver?
Sem mais assunto, obrigado e saúde a todos!
Agradecia o seguinte esclarecimento.
Qual a palavra mais correcta para designar as empresas que exercem a actividade de remover ou alisar terras – terraplanagens ou terraplenagens?
Tenho encontrado frequentemente as duas versões.
Obrigado.
São correctas todas estas grafias – “ponte-limenses”, “pontelimenses”, “limarenses”?
“Sabiapoca” ou “sabiá-poca”? Escreve-se com ou sem o hifen?
«Mucura» (elemento da fauna) é um substantivo feminino ou masculino?
O nosso simpático professor de Português diz que estivésseis leva acento no último "e" – “estivesséis”... Nós cremos que não leva acento. Gostaríamos de saber a resposta.
Qual é o superlativo absoluto de “jovem”? E se o superlativo de “grande” é “máximo”, posso dizer «meu carro é máximo»?
Como deve ser traduzida a expressão espanhola "caracteres comodines".
(O conjunto dos símbolos do teclado dos computadores, tais como: *@#).
Muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações