No número 68 da Revista Confluência, publicada pelo Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português do Rio de Janeiro, são divulgados trabalhos que refletem criticamente sobre as duas normas-padrão do português, a europeia e a brasileira, dando igualmente espaço a análise dos usos da língua pelos seus falantes e que, por vezes, se distanciam da norma estabelecida.
No número 2, volume 13, da Revista elingUP, publicada pela Universidade do Porto, são divulgados textos que se enquadram na área da linguística computacional, tradução e variedades linguísticas. Esta publicação inclui também uma entrevista ao professor universitário Tjerk Hagemeijer.
Com A História Global da Literatura Portuguesa, um lançamento editora Temas e Debates no final de 2024, propõe-se uma visão diferente e aberta da literatura portuguesa, na perspetiva das trocas culturais com outros espaços desde os primórdios. São «[c]em capítulos escritos por cem especialistas [que] fazem nesta obra uma síntese abrangente da herança literária portuguesa na perspetiva do novo ideário da história global, aqui aplicado pela primeira vez à história da literatura portuguesa.»
Desafios e Descobertas: Perspe(c)tivas do Português como Língua Não Materna é uma publicação, organizada por Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta e Andreia Catarina Vaz Warrot, que reúne diferentes perspetivas de investigadores e professoras sobre os desafios e inovações no ensino de Português como Língua Não Materna (PLNM).
Estudos em variação linguística nas línguas românicas – 2 é uma publicação que reúne um conjunto de textos cujo objetivo principal é apresentar e discutir questões empíricas, metodológicas e teóricas do estudo da variação e mudança linguística.
Neste novo livro, o professor universitário, tradutor e divulgador de temas linguísticos Marco Neves retoma o tema das ideias falsas sobre a língua portuguesa e, em particular, sobre a origem de certas palavras e expressões.
Em Alto e Bom Som: Políticas de Língua de Instrução Eficazes Para a Aprendizagem é um documento publicado pelo Banco Mundial e que aborda os contributos do ensino e aprendizagem de línguas na melhoria da qualidade do capital humano.
Línguas e Culturas – Introdução à Etnolinguística e Oralidades Africanas (Edições Paulinas, 2024) constitui um estudo introdutório à etnolinguística e às literaturas orais africanas, da autoria de Bonifácio Tchimboto, sacerdote e linguista que, em Angola, tem contribuído para a recuperação e valorização do património tradicional quer linguístico quer cultural.
O livro A arte de gostar de ler de Carlos Nuno Granja, publicado em setembro de 2024 pela Livros Horizonte, tendo por objetivo transformar o ato de ler numa experiência de prazer e crescimento, relata as vivências e experiência do autor enquanto leitor compulsivo. Além disso, apresenta estratégias para criar um bom leitor, mapas de ideias para orientar oficinas de leitura e referências para apoio à mediação da leitura.
O segundo volume da obra «As cores de Abril», denominado «Abril, o sonho em construção» apresenta, tal como o primeiro volume, um conjunto de artigos sobre a revolução que teve lugar a 25 de Abril de 1974 no âmbito das comemorações dos seus cinquenta anos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações