Línguas e Culturas – Introdução à Etnolinguística e Oralidades Africanas (Edições Paulinas, 2024) constitui um estudo introdutório à etnolinguística e às literaturas orais africanas, da autoria de Bonifácio Tchimboto, sacerdote e linguista que, em Angola, tem contribuído para a recuperação e valorização do património tradicional quer linguístico quer cultural.
O livro A arte de gostar de ler de Carlos Nuno Granja, publicado em setembro de 2024 pela Livros Horizonte, tendo por objetivo transformar o ato de ler numa experiência de prazer e crescimento, relata as vivências e experiência do autor enquanto leitor compulsivo. Além disso, apresenta estratégias para criar um bom leitor, mapas de ideias para orientar oficinas de leitura e referências para apoio à mediação da leitura.
O segundo volume da obra «As cores de Abril», denominado «Abril, o sonho em construção» apresenta, tal como o primeiro volume, um conjunto de artigos sobre a revolução que teve lugar a 25 de Abril de 1974 no âmbito das comemorações dos seus cinquenta anos.
O florir dos cravos é o primeiro volume da obra As cores de Abril, publicada em dois volumes pela Universidade de Aveiro, e que apresenta um conjunto de artigos sobre o 25 de Abril de 1974. Esta publicação surge no âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos.
Diálogos Lusitanos é um novo livro de Onésimo Teotónio de Almeida, que assim reúne artigos e intervenções suas a respeito da questão dos valores éticos e estéticos da cultura e expressão literária de Portugal.
Reflexões sobre Lingua(gem) em Contextos de Ensino é uma compilação de textos e artigos científicos, organizada por Wagner Rodrigues Silva e publicada pela editora da Universidade Federal do Tocantis (EDUFT). Os leitores imediatos a quem este volume se destina são os docentes das licenciaturas nas áreas das letras e pedagogia, os seus estudantes e os professores de línguas em contextos diversos.
Daily European Portuguese – 100 Most Common Verbs, obra da autoria de Rita Faria e James Lawler, apresenta os 100 verbos mais comuns na língua portuguesa usada em Portugal, acompanhados de exercícios de sedimentação de conhecimento.
Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo é uma publicação do Ministério da Educação (MECI) de Portugal e da Direção-Geral de Educação que tem o objetivo de sugerir a todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar, primário, básico e secundário linhas orientadoras que permitam uma inclusão bem-sucedida de crianças e jovens migrantes no sistema de ensino português.
Uma publicação que constitui o dossiê que a Revista Letras Raras (vol. 13, n.º 3, 2024) dedica à questão da internacionalização das línguas nas universidades.
O livro Como Escrever de Miguel Esteves Cardoso, publicado em julho de 2024 pela Bertrand Editora, oferece conselhos práticos e pessoais sobre a escrita. Com humor e irreverência, o autor defende que a escrita deve ser um processo criativo e constante, sem a pressão da perfeição ou influências externas. Ele subverte conselhos tradicionais, como a importância de ler muito, enfatizando a prática e a autenticidade. Além disso, desmistifica a ideia de que escrever é um ato solitário, sugerindo a colaboração e cumplicidade. No geral, o livro incentiva a escrita como uma atividade diária, prazerosa e libertadora.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações