DÚVIDAS

Oração relativa com se passivo + oração completiva
Li no Ciberdúvidas a seguinte oração, que me causou estranheza: «O mesmo dicionário só raras vezes apresenta factos, situações, lendas ou crenças que se julgam estar na origem de uma dada expressão.» Eu teria dito: «... lendas ou crenças que se julga estarem na origem de uma dada expressão.» São as duas expressões corretas ou apenas uma das apontadas e por quê? Obrigado mais uma vez.
Arrepio
Sempre usei a palavra "arrepio". Nos dicionários da Porto Editora que conheço, só consta "arrepio". Contudo em "A República" de Platão, na tradução de Maria Helena da Rocha Pereira, 4.ª edição da Fundação Calouste Gulbenkian, aparece a palavra "arripio", nomeadamente no início da página 104. O parágrafo, iniciado no final da página 103, reza assim: «Talvez estejam certas para outros efeitos. Mas nós receamos que os nossos guardiões, devido a tais arripios, fiquem.....» Na frase anterior usa-se também «... que fazem arripiar quem as escuta.» Ora como se trata de tal obra e a palavra aparece mais do que uma vez, duvido que tenha sido gralha. Podem responder-me?
Black and Decker
Peço-lhes, encarecidamente, que me esclareçam sobre uma dúvida que me surgiu. Existe alguma figura de estilo que se reporte ao fenómeno de objectivação de uma determinada marca? Isto é: quando temos aquelas situações (por exemplo: “Black and Decker” ) em que o nome de uma marca acaba por passar a designar um ou vários tipos de utensílios. Se existir, como se denomina? Espero ter sido suficientemente eloquente para que compreendam o que pretendo.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa