DÚVIDAS

Compadre e comadre
Parabéns pelo vosso excelente e difícil trabalho, ao qual recorro para esclarecer uma dúvida. Sempre utilizei e ouvi utilizar estes dois termos, compadre e comadre, em dois sentidos: 1.º – Na relação de padrinhos e pais das crianças baptizadas. 2.º – Na relação de pais e sogros de um casal, ou seja, o pai do marido ser compadre do pai da mulher. No entanto, ultimamente, fui alertada para que só o 1.º caso estaria correcto. Gostava de saber se assim é e se existem outras palavras a utilizar no 2.º caso. Muito agradecida.
Comentário sobre a palavra "massivo"
Existe pelo menos uma situação em que me parece mais adequado utilizar o termo "massivo" e não maciço. A acumulação de líquido no espaço pleural (que envolve o pulmão, se for em grande quantidade, poderá ser designada como «derrame pleural “massivo”» e não maciço. E isto porque o líquido pleural nestas circunstâncias pode ser de baixa densidade, ao contrário de derrames pleurais de menores dimensões mas com líquido pleural mais denso. O adjectivo "massivo" no derrame extenso indicaria, portanto, grande quantidade, e não grande densidade (que pode ser baixa).
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa