Uso do futuro do subjuntivo/conjuntivo, de novo
Com respeito à consulta formulada por Berenice Ottoni, em 30/11/2006, penso que talvez, pelo contexto, se deva considerar correta a frase «Uma boa festa deverá terminar sempre à meia-noite, quando o último pai sairá (ou seja, momento esse em que o último pai sairá) carregando a última criança». Seria uma frase com o sentido desta: «Uma boa festa deverá terminar sempre à meia-noite, e, nesse momento, nós o sabemos bem, sairá o último pai carregando a última criança.»
O verbo imputar
É comum na área de gestão de empresas e economia o termo inglês “input” e “output” (grosso modo o que entra no processo – eventualmente produtivo – e o que sai do resultado do referido processo). Generalizou-se o termo “inputar”/”imputar” quando se pretende dizer: «Vou in(m)putar estes custos a esta obra.» Para mim, a palavra “imputar” significa atribuir a alguém a responsabilidade. Terá o mesmo sentido quando se pretende dizer "imputar custos à obra xpto"? “Inputar” é um anglicismo e quando utilizado deve ser escrito em itálico? Obrigado.
«Ficha pontométrica»
Gostava de saber se está correcta a expressão "ficha pontumétrica" para designar a ficha onde se registam as entradas e saídas do trabalho.
Sobre o termo da gíria vaipe
Esta palavra existe? É utilizada no calão juvenil, e indica uma acção repentina, impensada, deslocada.
Análise morfológica de sol e alma
Gostaria que me dessem a classificação morfológica das palavras sol e alma, de acordo com a nova TLEBS.
Obrigada.
Uso de «de que», de novo: queísmo e dequeísmo
Agradecia que me pudessem esclarecer sobre a regra que determina a utilização da forma «de que», que parece ter-se generalizado sem limites.
Origem de marceneiro e marcenaria
Gostava de saber a origem etimológica das palavras marceneiro e marcenaria.
Sobre a expressão «contingente de indivíduos»
É correta a expressão «contingente de indivíduos»? Será que há tautologia nesta expressão?
O pronome se uma vez mais...
Como se analisa sintacticamente a frase «Ele rendeu-se aos manifestantes»?
Grata pela atenção dispensada.
Averbar e averbação
“Averbar” e “averbação” – e seu emprego. Ao pesquisar em glossários de Comércio Exterior, por exemplo, não se encontra nada muito preciso sobre a utilização seja do verbo, seja do substantivo. Apelo, portanto, ao Ciberdúvidas e agradeço, antecipadamente, o apoio.
