Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
José Maria Ribeiro Reformado Porto, Portugal 4K

A minha questão é a seguinte: podemos dizer «o jogador A mandou a bola para uma zona proibitiva», referindo-se uma zona perigosa ou proibida?

Obrigado.

Sérgio Carvalho Director de museu Sintra, Portugal 5K

Como se designa um habitante/natural de Genebra? Genebrino, ou genebrense?

Obrigado.

Clara Neves Funcionária pública Lisboa, Portugal 16K

Há dias, li num jornal esta notícia:

«Sobre o novo aeroporto, o novo líder do PSD pediu ao Governo para se deixar de brincadeiras. Menezes desconfia de que Sócrates já decidiu e não quer dizer nada aos portugueses. Isto de manhã. À tarde, Cavaco Silva garantiu solenemente aos portugueses que o primeiro-ministro lhe jurara que não há nenhuma decisão tomada. E ele, Cavaco, acredita em Sócrates. Fim de tarde Menezes aplaude Cavaco. A ver se percebemos: Cavaco diz que Menezes não tem razão, põe-se ao lado de Sócrates e Menezes aplaude-o? Faz de conta que o líder do PSD teve apenas um dia mau [...] »

A minha dúvida é: «desconfia de que», ou «desconfia que»?

Obrigada.

Clara Neves Funcionária pública Lisboa, Portugal 4K

Gostava que alguém do Ciberdúvidas comentasse esta (para mim) impropriedade:

«[...] José Lello, responsável do PS pelo pelouro das Relações Internacionais, considerou ao DN que Durão Barroso "já devia ter dito isto há mais tempo". A invasão do Iraque – acrescentou – "foi uma armação que caíram alguns líderes internacionais". "Deveriam ter tido mais contenção em relação a informações pouco consistentes", acrescentou. [...]»

João Pedro Henriques, DN, 19-11-07

Muito obrigada.

Maria Quitério Lisboa, Portugal 9K

Será correcta a colocação da vírgula em frases deste tipo: «Quem vive em Lisboa, sabe.»

«Quem vive em Lisboa...» não funciona como sujeito?

Obrigada!

Joelma Almeida Socióloga Loughborough, Reino Unido 7K

Tenho uma dúvida que gostaria de ver esclarecida, porque tem suscitado alguma controvérsia no meu círculo de colegas. Em kiswahili, o plural dos grupos étnicos Hutu e Tutsi é formado com "bahutu" e "batutsi", e não leva artigo. Como é formado o plural destes grupos em português? Devo dizer os "Hutu/Tutsi" ou os "Hutus" e "Tutsis"?

Obrigada.

Fernada Bastos Professora Aveiro, Portugal 22K

Existe em português a palavra revez? Se existe, o que significa?

Euclides F. Santeiro Filho Estudante São Paulo, Brasil 57K

A forma reduzida da palavra para não deveria tornar-se "prá" (com acento), visto que as monossílabas tônicas terminadas em a são acentuadas: , , , ...? E «para o» não deveria tornar-se "prô" (também com acento), como "vô", "pô"...?

José Pedro Soares Estudante Maia, Portugal 7K

Desde já gostaria de felicitar o vosso trabalho! Quero também fazer uma pergunta, porque, como diz, «Ter dúvidas é saber!».

Relativamente à seguinte frase:

«Se o Padre António fosse vivo, talvez não mudasse uma vírgula aos seus Sermões.»

Estou com alguma dificuldade em analisá-la. É uma oração subordinada integrante? O uso do pretérito imperfeito do conjuntivo na frase acima transcrita é justificado por se pretender transmitir uma ideia de relatividade e de hipótese?

Agradecia que me pudessem ajudar.

Odécio Pissaia Médico e professor universitário Brasília, Brasil 7K

Usa-se picareta para expressar sobre um profissional não habilitado que improvisa e pode causar prejuízos na sua atividade? Ex.: «médico picareta» = «péssimo médico».