Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são vulgarmente conhecidos por mórmons, porém há pessoas que insistem que o termo correcto é mormones.
Qual o termo correcto: mórmons, ou mormones?
Muito obrigado pelo vosso esclarecimento.
No caso dos substantivos masculinos/adjectivos/interjeições que flexionam para a forma feminina, o plural da forma feminina é sempre consequente?
Por exemplo: o adj./s. m. judio flexiona em judia e judias, mas não judios.
Gostaria de saber como funciona a regência do verbo aceitar.
Obrigada!
Gostaria de saber como deve ser pronunciada em português a palavra voucher e qual o país de origem desta palavra.
Agradeço antecipadamente a atenção.
Qual é o termo mais correcto: "hipnotizabilidade", ou "hipnotizibilidade"?
Se entendi bem uma resposta anterior relacionada com os substantivos terminados em -bilidade, será a primeira opção ('hipnotizabilidade'), apesar de nos dicionários que tenho não encontrar a palavra "hipnotizável".
Mais uma vez, obrigada.
Agradecia esclarecimento sobre esta minha pequena dúvida: escreve-se "repleta", ou "replecta"? Ex.: «uma sala repleta/replecta de gente.»
Qual o diminutivo de amargo?
É amarguinho ou amargozinho?
Qual o aumentativo da palavra rei?
Obrigada!
Podiam esclarecer-me esta pequena dúvida?
Que é a opção correcta, "barcos rabelo" (singular), ou "barcos rabelos"?
Isto porque se deve dizer "carros Fiat" e não "carros Fiats".
A regra mantém-se neste caso?
Agradecido pelo esclarecimento!
As palavras pidesco e estória, cujo significado não encontro no meu dicionário (já antigo, é uma realidade) e que diariamente me são ditas, existem de facto? Exactamente, qual o seu significado — caso existam?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações