Como se designam os habitantes de Ancara, Turquia?
Obrigada pela atenção.
Como se escreve correctamente a palavra (trata-se da análise estatística com duas variáveis): "bivariada", ou "bi-variada"?
Na frase «Os Romanos conquistaram sucessivamente várias regiões, sobretudo o Ocidente», como se classifica morfologicamente «Romanos»?
A dúvida pode parecer elementar, mas já ouvi alguns colegas comentarem que se trata de um nome próprio, porque individualiza um povo. Estará esta hipótese correcta?
Obrigado pela atenção.
Como se fazem referências bibliográficas quando há mais do que três autores envolvidos na obra?
Obrigada.
Na vossa resposta 18724, dizem que o aumentativo de gato é gatão. O que pretendo saber é se mantêm a mesma posição neste momento.
Muito obrigada.
Numa oração, antes de um verbo no gerúndio, pode/deve ser colocada uma vírgula, ou este, por si só, serve para o efeito e permite a ausência da mesma?
Será que a palavra "gestor-mor" existe? Será que a posso empregar como nelogismo?
Agradeço resposta.
Qual o aumentativo de melão? Trata-se do trabalho de casa de Língua Portuguesa do meu filho que anda no 7.º ano [de escolaridade em Portugal].
As palavras arboredo e arvoredo substituem-se uma à outra, ou o contexto em que cada uma é usada é diferente?
Agradecia que me esclarecessem sobre o diminutivo da palavra chinês.
Já verifiquei que há uma regra que diz que as palavras que têm s mantêm esta letra — Ex.: mesa — mesinha; vaso — vasinho. As palavras que não têm s ficam com z — Ex: cão — cãozinho; avô — avozinho.
Não sei se se aplica sempre ou se há alguma excepção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações