Como a picareta é um «instrumento que consiste em uma peça de ferro com duas pontas aguçadas, que se prende a um cabo ger. de madeira e serve para escavar a terra, arrancar pedras etc.; picão», parece que esta designação («médico picareta» ou, também, «enfermeiro picareta») é "relativamente" adequada. Por outro lado, cada sector profissional usa a sua própria terminologia, por vezes dando aos termos uma extensão que eles isoladamente (ou em qualquer outra área) não têm. O Dicionário Eletrônico Houaiss ainda nos dá o sentido de picareta como brasileirismo de uso informal: «diz-se de ou pessoa aproveitadora, que utiliza meios condenáveis para obter o que deseja.»
Em Portugal, há algumas décadas, usava-se, entre as camadas populares de certas regiões do país, a expressão médico sapateiro (ou apenas sapateiro: «aquele médico é um sapateiro») para denominar um mau profissional da medicina.
Um breve comentário ortográfico para finalizar. A expressão brasileira pode incluir um hífen, à semelhança de médico-legista ou médico-cirurgião: médico-picareta.