DÚVIDAS

A regência de desconfiar

Há dias, li num jornal esta notícia:

«Sobre o novo aeroporto, o novo líder do PSD pediu ao Governo para se deixar de brincadeiras. Menezes desconfia de que Sócrates já decidiu e não quer dizer nada aos portugueses. Isto de manhã. À tarde, Cavaco Silva garantiu solenemente aos portugueses que o primeiro-ministro lhe jurara que não há nenhuma decisão tomada. E ele, Cavaco, acredita em Sócrates. Fim de tarde Menezes aplaude Cavaco. A ver se percebemos: Cavaco diz que Menezes não tem razão, põe-se ao lado de Sócrates e Menezes aplaude-o? Faz de conta que o líder do PSD teve apenas um dia mau [...] »

A minha dúvida é: «desconfia de que», ou «desconfia que»?

Obrigada.

Resposta

De facto, a maneira correcta de dizer é: «desconfia que».

Neste caso, o verbo tem um sentido mais próximo de supor, acreditar. Outros exemplos: «desconfio que ela é culpada»; «desconfio que tens razão».

«Desconfiar de alguém ou de alguma coisa» significa ter um sentimento de insegurança ou de falta de confiança.  Exemplos: «desconfio da competência do ministro»; «desconfio dela e das suas intenções».

O verbo desconfiar também pode ter o significado de amuar, melindrar-se. Exemplos: «desconfiou comigo e nunca mais me ligou»; «ela desconfia por tudo e por nada».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa