A sintaxe de considerar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A sintaxe de considerar

Gostava que alguém do Ciberdúvidas comentasse esta (para mim) impropriedade:

«[...] José Lello, responsável do PS pelo pelouro das Relações Internacionais, considerou ao DN que Durão Barroso "já devia ter dito isto há mais tempo". A invasão do Iraque – acrescentou – "foi uma armação que caíram alguns líderes internacionais". "Deveriam ter tido mais contenção em relação a informações pouco consistentes", acrescentou. [...]»

João Pedro Henriques, DN, 19-11-07

Muito obrigada.

Clara Neves Funcionária pública Lisboa, Portugal 2K

É evidente que a frase, formulada deste modo, está errada. Tudo ficaria correcto se , por exemplo, fosse assim: «José Lello,..., em declarações ao DN, considerou que...»

O verbo considerar pode ter, além de outros significados, o sentido de opinião, o qual se aplica muito bem ao exemplo apresentado.

«Considerar que...» significa «ter determinada opinião», «achar que...», «pensar que...».

Aproveito para chamar a atenção para outra situação incorrecta (ou, pelo menos, incompleta), no decorrer do excerto: «... foi uma armação EM que caíram alguns...»

Helena Ventura
Tema: Uso e norma