Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Helena Marujo Quadro superior dos CTT (na reforma) Lisboa, Portugal 7K

Como se traduz e deve escrever em português o nome do instrumento musical indiano sitar?

Anna Luiza Miranda Professora Rio de Janeiro, Brasil 63K

Gostaria de saber se a conjunção e pode ser utilizada após o ponto-e-vírgula em uma enumeração. Creio que não há a necessidade de os dois estarem juntos; mas, por ter visto assim em vários textos, começo a achar que essa forma não é totalmente incorreta.

Ana Teresa Santos Professora Amora, Portugal 6K

Numa discussão entre dois colegas surgiu a dúvida de como deve analisar-se a frase «Levantem a aldraba e empurrem a porta».

Hipótese colocada pelo 1.º professor:

«Levantem a aldraba» — Oração coordenada

«e empurrem a porta» — Oração coordenada copulativa

Hipótese colocada pelo 2.º professor:

«Levantem a aldraba» — Oração coordenada copulativa

«e empurrem a porta» — Oração coordenada copulativa

Obrigada pelo vosso esclarecimento.

Wallace Grecco Publicitário Niterói, Brasil 7K

Recentemente, conversando com um amigo, disse-lhe que meu sogro tinha uma empresa de «fornecimento de navios». Que essa empresa fornecia todas as necessidades de um navio, tais como alimentos, bebidas, remédios, materiais de limpeza, etc. Ele me disse que, da forma como eu havia falado, tinha entendido que meu sogro «fornecia navios», ou seja, era um estaleiro. E que o correto seria dizer «fornecimento para navios».

Qual a forma ou formas corretas?

Luís Henrique Neves Pereira Auditor Brasília, Brasil 28K

Trabalho em auditoria e frequentemente me deparo com relatórios com as expressões inconformidade e não-conformidade. Sempre fico na dúvida qual usar.

Já pesquisei no processo de formação das palavras e não achei o sufixo não. Qual das duas expressões usar?

Podem me mandar uma resposta fundamentada para eu divulgar na minha empresa.

Geneide Ferreira Professora Recife, Brasil 7K

Por favor, gostaria de um maior esclarecimento sobre correlação entre tempos verbais. Por exemplo, como saber se um verbo, estando no particípio, pedirá outro verbo no particípio? Como se dá esta correlação (articulação) entre os verbos?

Desde já, agradeço.

Patrícia Penteado Dentista Bauru, Brasil 14K

Quando se pergunta «de onde derivam as seguintes expressões: maquiavélico e maquiaveliano», como devo responder? A professora de meu filho considerou certo maquiavélico como derivado da palavra mal, e maquiaveliano como derivado da obra Comentários da Primeira Década de Tito Lívio. Acho que está errada, mas não encontro nos dicionários a palavra maquiaveliano, nem consigo descobrir como se originou.

Drima da Silva Oliveira Funcionária pública Salvador, Brasil 2K

Por que falamos em fotos três por quatro e escrevemos 3 × 4? Não seria 3 : 4 o correto?

Grata.

Drima da Silva Oliveira Funcionária pública Salvador, Brasil 5K

Gostaria de saber o motivo que levou a insigne Clarice Lispector a acentuar Macabéa no livro A Hora da Estrela. Procurei na gramática e não encontrei, pois somente versa sobre os ditongos abertos "éi", "éu" e "ói".

Aguardo ansiosamente suas abalizadas explicações.

Liliana Charters Estudante Leiria, Portugal 24K

Eu quero saber o porquê da utilização de um acento gráfico nos vocábulos: páginas, traído e alguém.

Obrigada.