Arcaísmos fonéticos
O que são arcaísmos fonéticos?
O plural de dispenser e de banner
Dúvida que sempre ocorre em nosso setor: plural de dispenser e banner.
Arriscaria em dizer que é "dispenseres" e "banneres".
Correto ou errado?
Por favor, preciso dessa orientação.
Ainda o uso dos verbos ser e estar
Tenho uma dúvida sobre o uso dos verbos ser e estar. Diz-se quase sempre que o ser é usado em situação de inerência, e o estar, para algo passageiro. Nesse caso, por que se diz?:
a) Sou estudante
b) Estou inscrito na universidade
Obrigado.
Dicionários, solarengo, soalheiro, bimestral e bimensal
Dedicado que sou às questões linguísticas, publiquei há anos num jornal regional de pouca projecção um escrito a que chamei «Algumas questões dicionarísticas» e no qual referia vários pontos que me causavam estranheza. Acho estranho que alguns dicionários refiram que solarengo é o mesmo que soalheiro. Mais estranho acho dizerem que bimestral é o mesmo que bimensal. Estranho e surpreendente é que num recente dicionário (em seis volumes), que me farto de elogiar, entre nesta do bimestral igual a bimensal. É apenas por esta última questão que finalmente resolvi colocar uma questão a Ciberdúvidas.
Será que a minha miopia ocular me subiu ao cérebro? Solicito comentário.
Unidades
O valor R$416.234 mil é a mesma coisa que R$416.234.000?Onde posso ler a respeito? Existe alguma lei ou portaria que trata disso?
A regência de suportar
Eu preciso saber sobre a regência do verbo suportar, e a gramática foge de mim! Como se escreve a frase seguinte?
«[...] suportou "os" impulsos dielétricos»
ou
«suportou "aos" impulsos dielétricos?»
A Internet não ajudou, visto que vi jornalistas colocando que alguns feridos não suportaram "aos" ferimentos, e outros "os" ferimentos.
Parece-me natural que quem suporta, suporta alguma coisa, o quê! Mas preciso fazer revisão em um relatório e não posso acreditar no natural que provém do meu cerébro.
«Não consigo suportar isso», ou, «a isso»?
Aguardo respostas! Desde já, muito agradecido!
«Cepa torta»
Deve escrever-se "cepa-torta", ou "cepa torta", ou "sepa torta"?
«... pelo mar adentro»
Esta frase está correcta?
«Quando quiser entrar com a mota pelo mar adentro, posso contar com o Manuel?»
Utilização de um sujeito na segunda oração
Se considerarmos apenas este tipo de construção, qual é a opção preferível?
«Uma vez que a empresa está a aproximar-se cada vez mais da falência, a mesma deve adoptar medidas imediatas»
ou
«Uma vez que a empresa está a aproximar-se cada vez mais da falência, deve adoptar medidas imediatas.»
Existe, neste caso, uma regra que determine a utilização ou a não utilização de um sujeito na segunda oração?
Muito obrigada.
O emprego dos advérbios de lugar aqui, aí e ali ou cá e lá
Existe alguma regra que explique o emprego dos advérbios de lugar aqui, aí e ali ou cá e lá? Estas palavras traduzidas para o alemão têm o mesmo significado, o que torna mais difícil explicar quando se usa uma ou a outra.