A coordenação é um processo de formação de unidades complexas, sejam elas orações ou outros tipos de categorias sintácticas.
As orações que passam por um processo de coordenação chamam-se orações coordenadas. Na oração complexa «Levantem a aldraba e empurrem a porta», trata-se de duas orações coordenadas, sendo a segunda coordenada copulativa ou aditiva 1, por ser introduzida pela conjunção coordenativa copulativa/aditiva e. 2
Note-se, contudo, que ambas as orações desempenham as mesmas funções sintácticas, a conjunção coordenativa copulativa, como o próprio nome indica, apenas liga as duas orações.
Conclui-se que a primeira hipótese/análise é a correcta.
1 A terminologia varia de autor para autor, i. e., Bechara fala de relação semântica aditiva, enquanto, para a mesma relação semântica, Mateus et alii falam de relação semântica copulativa (esta última mais usada em geral).
2 As conjunções coordenativas são classificadas em termos semânticos; desta forma, são repartidas em três classes semânticas principais: copulativas/aditivas (Ex.: e), disjuntivas/alternativas (Ex.: ou) e adversativas/contrajuntivas (Ex.: mas).
Fontes:
Bechara, E., 1999, Moderna Gramática da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro: Lucerna.
Cunha, Celso e Lindley Cintra, 1984, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Sá da Costa.
Mateus et alii, 2003, Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Caminho.