Inconformidade e não-conformidade - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Inconformidade e não-conformidade

Trabalho em auditoria e frequentemente me deparo com relatórios com as expressões inconformidade e não-conformidade. Sempre fico na dúvida qual usar.

Já pesquisei no processo de formação das palavras e não achei o sufixo não. Qual das duas expressões usar?

Podem me mandar uma resposta fundamentada para eu divulgar na minha empresa.

Luís Henrique Neves Pereira Auditor Brasília, Brasil 10K

Inconformidade e não-conformidade são praticamente substantivos equivalentes. É natural que não encontre não-conformidade, porque um substantivo com esta estrutura não tem necessariamente de estar dicionarizado. E repare que não, na posição da palavra, é um prefixo, e não um sufixo.

Acresce ainda que o termo inconformidade já está dicionarizado e adquiriu uma certa autonomia, não sendo a simples negação de conformidade: em geral, significa «ausência de conformidade» e «falta de acordo, de entendimento; divergência, desacordo», pelo que abrange o sentido de não-conformidade; mas pode ser interpretado como  «falta de resignação, de submissão; rebeldia, resistência», ficando em relação com o adjectivo participial inconformado (cf. Dicionário Houaiss).

Em suma, terá de ter em conta os contextos em que usa as palavras em apreço. Alguns contextos permitirão o uso indiferente das duas, mas noutros há que verificar qual a mais adequada.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Construcional