Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Rosa Rocha Estudante Lisboa, Portugal 9K

Qual o grau do nome escuridão? Poderá ser aumentativo?

Vanderlei Albuquerque Assessor parlamentar Guarulhos, Brasil 5K

Estou preparando um projeto de lei e tenho dúvidas quanto à redação de um determinado artigo.

«Os jovens alunos serão vereadores por um dia.»

«Os jovens e as jovens alunos e alunas serão vereadores e vereadoras por um dia.»

Depois do tão propalado presidente e presidenta, começo a ter essa dúvida.

Luísa Sales Professora Braga, Portugal 5K

Na frase «tenho o casaco vestido», a palavra vestido é um adjetivo, ou uma forma verbal?

Bráulio Manuel Estudante Luanda, Angola 7K

«Vós atendestes os clientes que chegaram mais tarde, não foi?»

Por favor, ajudem-me a pronominalizar a frase supracitada.

Jorge Palácios Médico Setúbal, Portugal 20K

Biopsia, ou biópsia?

Jorge Palácios Médico Setúbal, Portugal 4K

Paroníquia, oniquia, anoniquia?

Álvaro Faria Ator Lisboa, Portugal 11K

Presumo que, à semelhança, por exemplo, de pêra/peras, o plural de pára (forma abreviada de pára-quedista) seja paras. Estou correcto? (Isto ainda segundo o antigo Acordo Ortográfico.)

João Tomé Tradutor Lisboa, Portugal 4K

Vi a vossa resposta à questão sobre desviância e não concordo com a resposta dada de que o correcto em estatística é deviation (e não deviance). São duas coisas diferentes. De acordo com um dicionário online:

«Deviance: (Mathematics & Measurements/Statistics) Statistics a measure of the degree of fit of a statistical model compared to that of a more complete model.» Assim, gostaria de saber se desviância poderá ser uma tradução adequada para deviance.

Olga Pedroso Professora Marinha, Portugal 7K

Gostaria de colocar a seguinte questão, referente à utilização do verbo dever, na forma reflexa e à função sintática que se lhe segue. Vejamos a seguinte frase:

«A modernização deve-se à aplicação de técnicas sofisticadas.»

Nesta situação, o verbo seleciona a preposição a, não podendo ser substituído pelo pronome lhe: *«A modernização deve-se-lhe...» Assim, o verbo será seguido de complemento oblíquo?

Se a frase fosse «Esta recompensa deve-se ao empenho dos alunos», teríamos uma situação similar?

Alice Aragão Professora Setúbal, Portugal 7K

Na expressão «Tanto pior para ele», pior é o comparativo do adjetivo mau, ou do advérbio mal?