Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
José Henrique Sento Sé Analista de sistemas Rio de Janeiro, Brasil 4K

«Os amigos lhe esperavam para iniciar o passeio.»

Por que a construção da frase acima está errada?

Maria Lima Estudante Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de saber qual a opção correcta: «para demonstrar que», ou «para demonstrar como»?

Maria João Silva Vieira Docente Lisboa, Portugal 114K

Como se escreve 25% por extenso: «vinte e cinco por cento», ou «porcento»?

Susana Soares Professora universitária Porto, Portugal 190K

A seguinte frase, retirada de Diário, de Sebastião da Gama, é assim pontuada pelo autor:

«A aula de hoje foi uma conversa animada, calorosa, por vezes, sobre as redações. Cada qual fazia ler ou lia a sua e depois a plateia criticava ou criticava eu.»

Por uma questão de ritmo de leitura, a ter sido eu a escrevê-la, pontuá-la-ia da seguinte forma:

«A aula de hoje foi uma conversa animada, calorosa, por vezes, sobre as redações. Cada qual fazia ler, ou lia a sua, e depois a plateia criticava, ou criticava eu.»

Estaria a cometer um erro ao colocar a vírgula antes de ou? Em que casos se pode e em que casos não se deve fazê-lo?

Vera L. A. Costa Revisora São Paulo, Brasil 8K

Por favor, gostaria de saber se mãe-terra tem hífen e se é escrita em maiúscula: Mãe-Terra.

Diogo Silva Técnico informático Lisboa, Portugal 8K

Hoje ouvi na rua uma rapariga comentar para uma amiga «Eu disse-lhe: vai tu t´embora!».

Gostava de saber qual a forma correcta de o dizer, «Vai tu embora!», ou «Vai-te tu embora!»?

João Alves Estudante Lisboa, Portugal 17K

É correcta a expressão «derivado a» com o valor de «devido a»? Não é raro aparecer esta construção em textos de imprensa, havendo escritores, como António Lobo Antunes, que a usam recorrentemente nas suas obras. Fica a dúvida se no segundo caso se tratará apenas de uma liberdade de escritor, ou se será manifesta falta de rigor...

Francisca Martinho Professora aposentada Póvoa de Varzim, Portugal 11K

Tendo consultado este vosso site deparei-me com estas dúvidas:

A palavra polícia divide-se em sílabas: po-lí-ci-a, e a translineação é po-lí-cia, certo?

Contudo, a palavra aquário a sua divisão silábica é: a-quá-rio, e a translineação é aquá-rio.

Por que razão polícia se divide po-lí-ci-a, e em aquário o -rio não é dividido?

Maria Lima Estudante Amadora, Portugal 11K

Venho pedir esclarecimentos sobre o significado e a utilização correcta da expressão «como seja».

Maria Lima Estudante Amadora, Portugal 4K

Gostaria de saber se é correta a expressão «o discernir dos valores».

Peço também esclarecimentos sobre a regência de discernir.